O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) conseguiu eliminar 49,6% do consumo de papel A4 após a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), plataforma virtual usada para trâmites de processos administrativos.
O SEI foi implantando no TRE acreano em agosto de 2015 e desde então, todos os processos administrativos novos são criados dentro da plataforma. Apenas alguns processos que ainda tramitavam em papel continuaram nesse formato até serem concluídos, mas a previsão da administração do órgão é que em breve 100% dos processos desta natureza tramitem dentro do SEI.
A redução do consumo de papel, assim como de outros recursos materiais e naturais, está dentro da política ambiental do Tribunal, que criou uma Comissão Permanente de Combate ao Desperdício, composta por servidores.
A comissão elaborou a Agenda Ambiental do TRE-AC, um convite ao engajamento individual e coletivo para algumas mudanças de hábitos, que objetivam a economia de recursos naturais e a redução de gastos, por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada de resíduos.