A líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique (PMDB), questionou a alegação de falta de recursos estaduais para a concessão da ajuda de custo para pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).
Segundo ela, muitos pacientes que precisam do TFD estão com dificuldades para conseguir o benefício no valor de R$ 35 por dia e até mesmo as passagens. Tem paciente que vai e volta sem o benefício.
“Leandro Martins de Oliveira, que faz tratamento fora de domicílio, já viajou três vezes e só recebeu a ajuda de custo uma vez. Vai viajar agora no sábado dia 2 e não tem nem previsão de receber essa ajuda. Temos também o caso do Rafael Denodoi que vai viajar depois de muita luta porque não queriam emitir o bilhete de passagem dele”.
A parlamentar lamenta que o Estado esteja descumprindo liminar do Ministério Público que obriga que a ajuda de custo seja depositada com 3 dias de antecedência do embarque do paciente. “O Estado não obedece nem a Justiça”.
E a justificativa para o não pagamento é a falta de recursos. “Quando abrimos os jornais vemos ‘diretores do TFD revelam que não tem dinheiro para enviar pacientes para outros Estados’. E onde é que está o dinheiro desse Estado? Estado que arrecadou em 2015, R$14, 5 mi, só de multa”.