Os participantes da 39ª reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, presidida pelo deputado federal Major Rocha, definiram criar grupo de trabalho para promover a dinamização regional através do turismo sustentável.
O grupo pretende debater sobre Turismo Sustentável, Corredores Turísticos, Patrimônio Cultural (tangível e intangível), Turismo Cultural e Capacitação.
“Este grupo de trabalho focará no turismo como meio de reforçar a integração cultural entre os países que formam o grupo do Mercosul, e com isto favorecer o desenvolvimento econômico de todos”, observou Major Rocha.
Durante a defesa do tema, Rocha observou que o Acre, por fazer fronteira com países como Bolívia e Peru e estar em meio à floresta amazônica, tem alta tendência ao turismo, principalmente na região do Juruá, onde o Turismo Sustentável, através de passeios na Serra do Divisor ou nos rios amazônicos, tem forte atrativo aos turistas, em especial os estrangeiros.
“A intenção é apresentar aos países que formam o bloco do Mercosul o Acre como Corredor Turístico com várias opções de turismo. Um estado rico em cenários naturais e cultura, como o nosso, não pode ficar isolado de um debate importante como este”, destacou Rocha.
A reunião foi realizada nos dias 20 e 21 de junho, em Montevidéo (Uruguai), quando foi aprovada a realização do Seminário Integração Turística do Mercosul. Durante o evento serão discutidas as práticas de políticas públicas para o turismo, com vistas à integração regional.
Em julho, quando houver nova reunião da delegação, os parlamentares apresentarão a situação do turismo em seus respectivos países e, por fim, definirão estrutura, formato e local de realização do Seminário.
Assessoria