Os alunos do oitavo ano da escola Odilon Pratagi, na cidade de Brasileia, localizada a 240 km da capital Rio Branco, conheceram a sede da Promotoria de Justiça e como funciona o Ministério Público. A visita faz parte do projeto Promotor por um Dia, que tem por objetivo aproximar e despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio.
Em Brasileia, os alunos foram recebidos pela promotora de Justiça, Maria Fátima Ribeiro, que mostrou toda estrutura e como funciona a rotina do MP. “Esses foram escolhidos dentro de diversos aspectos, e, avaliamos que eles necessitavam de uma maior atenção de nossa parte.
O projeto é uma forma de dizer para os jovens o que é o Ministério Público”, disse a promotora.
O professor de geografia, Amarildo de Souza, destacou a importância que a visita é importante na construção de uma consciência cidadã nos alunos, e, que além dessa função, o projeto também abre os horizontes dos alunos.
Para a aluna Larissa Sampaio, de 12 anos, o projeto não só mostra o que faz o Ministério Público, mas desperta o interesse por profissões como a de promotor de justiça. “Até então eu não conhecia o Ministério Público, e descobri que ele o amigo da nossa sociedade, ele ajuda a sociedade a construir uma sociedade melhor”.
Após a visita os alunos foram desafiados a escrever uma redação sobre o que aprenderam. As três melhores serão premiadas no mês de julho. O autor da melhor redação passará o dia acompanhando a rotina do promotor.