A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (28), para pedir novamente providências para pacientes renais crônicos e transplantados de rins que fazem tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo ela, há mais de mês o remédio azatioprina, fundamental para o tratamento de transplantados renais, está em falta no Creme (Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Especializados).
“Os pacientes transplantados estão pedindo socorro. Estão com medo de perder o rim transplantado porque não estão tomando a medicação necessária para evitar rejeição e complicações pós-cirúrgicas”.
O medicamento é caro e difícil de ser encontrado nas farmácias de Rio Branco. “Só tem na Farmácia do Osmar, no Universitário e custa R$147, 87”, informa a deputada. Uma caixa do medicamento contém 50 comprimidos que dão apenas para 15 dias.
Outro problema para o tratamento de pacientes renais do Estado é a quantidade de máquinas de hemodiálise quebradas. “Seis máquinas de hemodiálise continuam quebradas lá no setor de nefrologia da Fundação Hospitalar. É muito grave essa situação!”, declarou.