O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira (31), da primeira reunião de avaliação do plano de contingência para o enfrentamento ao coronavírus no município de Feijó, realizada na sede local do sindicato da educação.
Diante da ameaça da pandemia, o município logo criou o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus e elaborou um plano de contingência para lidar com a situação, iniciativas que tiveram a participação de órgãos públicos, autoridades e segmentos da sociedade.
Sensibilizado com a situação, MPAC mobilizou os diversos órgãos do município para a necessidade de ações conjuntas de prevenção e minimização dos casos de covid-19, bem como a estratégia de atendimento para os que apresentem os sintomas de infecção.
O promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, responsável pela Promotoria de Justiça Cível, vem recomendando a adoção do trabalho conjunto entre as diversas instituições e acompanhando medidas implementadas por parte do poder público.
Segundo ele, o encontro foi importante para avaliar as estratégias adotadas no plano de contingência, analisando pontos fortes e eventuais falhas, sobretudo verificando os resultados alcançados dentro de Feijó. A partir disso, serão elaboradas novas estratégias e metas para as próximas semanas. “Estamos tentando elaborar estratégias para que todos se juntem, de forma a tentar minimizar os efeitos da pandemia”, disse.
A reunião ocorreu em local aberto, obedecendo às orientações das autoridades sanitárias: ausência de contato físico, limpeza das mãos com álcool em gel, utilização de máscaras descartáveis e respeito à distância mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estiveram presentes as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação, Vigilância Sanitária, representante da Câmara dos Vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes dos comerciantes.
Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC