Os bastidores de quem marcam momentos



Todo aquele que ingressa no ensino superior busca ser o melhor em sua área de atuação. São anos de estudos, emoções, momentos de duvidas e investimento pessoal.

Passado todo o processo de aprendizado e caminhando comemorar o que buscou que foi a qualificação, a emoção vai tomando de conta para a tão aguardada festa de formatura.

Com os recentes fatos que acontecem em todo o mundo, o momento está diferente, não existe a falta de felicidade por parte de quem teve uma jornada concluída. Não veremos as sonhadas festas e fotos que marcam o momento de transição entre o acadêmico e o profissional. Mas essa emoção e transformação do período não é vivido somente aos formandos. Aqueles que estão nos bastidores e fazem acontecer também compartilham das alegrias alheias e da nova realidade.

Minha amiga Darcy Morais é uma das melhores profissionais do ramo de cerimonial. Darcy tem um diferencial, pois é uma das responsáveis em fazer esses momentos acontecerem na nossa Universidade Federal do Acre (Ufac). Ela é tomada pela mesma emoção de quem está se graduando, mesmo tendo passado por muitas. O seu relato é muito bacana e eu compartilho com vocês:

“As colações de grau sempre são um desafio. Eu, que sempre acompanhei as colações, sei como é lidar com dezenas de pessoas ansiosas ao mesmo tempo. E, não é para menos. É a vida de cada uma delas passando diante dos olhos de cada naquele momento.

São anos investidos para poder, finalmente, proferir o tão esperado juramento.
Para quem não está habituado, existe todo um rito a ser seguido. Cada grande área de ensino corresponde a cor da faixa, o capelo tem uma forma de segurar, a faixa tem uma forma de ficar. São detalhes que fazem um grande momento.
Há pouco mais de dois meses, o mundo começou a passar por uma grande mudança. E, isso nos atingiu diretamente. Tivemos que nos reinventar, assumir desafios até então, inimagináveis e, hoje foi o primeiro dia superado para o cerimonial.

Construímos juntos um formato, reitoria, equipe, nosso desejo era pra que mesmo por videoconferência os alunos sentissem a emoção da colação de grau.
Foram muitas conversas e pesquisas com outros colegas cerimonialistas de outras Ifes, tudo pra transformar o dia de hoje, incrível para esses novos profissionais.

A cada formatura, meu coração se enche de orgulho e, hoje, não foi diferente.
Parabéns, a toda equipe da UFac que nos ajudou a fazer disso tudo um sonho realizado.

Aos novos profissionais, sorte e sucesso”.

Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem