A líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), reclamou das 14 quadras abandonadas no Complexo Esportivo Arena da Floresta e solicitou, do Estado, informações a respeito delas.
“Ontem ao voltar de Capixaba, fiquei surpresa e decepcionada ao me deparar com várias quadras poliesportivas dentro do mato, na chamada Cidade dos Esportes, na Via Chico Mendes. Essas quadras existem desde 2006, há exatos 10 anos, e estão abandonadas”, declarou a parlamentar.
Eliane lamenta que o espaço esteja sendo subutilizado. “Hoje, a cidade do Esporte, que deveria tirar os jovens da ociosidade e da marginalidade, virou um antro de criminalidade. Os jovens usam aquele espaço para usar drogas e cometer pequenos crimes”.
Para a parlamentar, a onda de violência, ocorrida na semana passada, reflete a falta de política pública governamental de esporte, cultura e lazer para a Juventude.
“Passamos por momentos de terror na semana passada onde pudemos constatar um número muito grande de jovens envolvidos com a criminalidade. O Governo não sabe administrar esses espaços, não consegue envolver a comunidade e não ocupa os vazios urbanos”.
A deputada acredita que essas quadras poderiam tirar muitos jovens da marginalidade. “Nós falamos isso por entendermos que só o esporte, a cultura e o lazer podem ocupar os nossos jovens de forma que eles não caíam na criminalidade”.
Por esse motivo, Eliane questiona o custo total das quadras poliesportivas do complexo, desde quando e por que não estão sendo utilizadas e se houve a reforma anunciada nos meios de comunicação em 2013.
“Precisamos saber o que foi feito com o dinheiro público. As quadras foram feitas mas, segundo os moradores, encontram-se abandonadas desde o dia em que foram construídas e os quiosques nunca foram entregues”, declarou.