Após um remanejamento de presos do Pavilhão “K”, que causaram a rebelião ocorrida na última quinta-feira, 20, agentes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) localizaram uma arma de fogo. A pistola calibre 40 foi encontrada durante uma revista realizada no sábado, 22, nos objetos que haviam sido retirados das celas no dia do conflito.
A arma estava desmontada e escondida em duas partes. Uma foi encontrada dentro de um ventilador e outra, em um balde com um fundo falso. Segundo a direção do Iapen, a pistola provavelmente estava escondida no local desde o dia da rebelião.
“Durante a transferência dos presos do pavilhão K, uma revista minuciosa foi realizada nos pertences dos reeducandos e em todos os materiais que foram extraídos do pavilhão. Durante a inspeção, conseguimos localizar todas as partes de uma arma de fogo. As revistas seguem por todo este domingo [23]”, explicou o coordenador de segurança do Complexo Penitenciário, Leandro dos Santos.
Segundo a direção do Iapen, a suspeita é de que a arma de fogo localizada ontem, 22, e as outras duas que foram apreendidas no dia do conflito [20] tenham entrado por meio de dois agentes penitenciários que já estão sendo investigados pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decco) da Polícia Civil.
Trabalho é realizado pelos agentes penitenciários
Durante a revista na FOC, além da pistola, também foram apreendidos mais de 50 celulares. Além da capital, as unidades penitenciárias do interior continuam em estado de alerta e com a segurança reforçada. Revistas estão sendo realizadas em todas as unidades.
O diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, explica que diante desses episódios, o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) orientou a manter suspensa a entrada de visitantes no Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde (FOC).
“A suspensão das visitas são medidas de segurança para resguardar a integridade física dos agentes, PM’s, reeducandos e visitantes. Na segunda-feira [24], a direção irá realizar a apresentação do material ilícito apreendido durante esse fim de semana de revistas”, pontuou Hessel.
Assessoria Iapen