O Cadeia Velha surgiu quando o Cel. Gabino Besouro, na época Prefeito Departamental do Alto Acre, resolve tomar parte das terras do Seringal Empreza, localizado à margem esquerda do rio Acre, isso, entre 1909 a 1940.
Na sequência ele promove a abertura de quatro ruas – Epaminondas Jácome (rua principal do Cadeia Velha), Benjamin Constant, Marechal Deodoro e a atual Getúlio Vargas – dando início a ocupação da margem esquerda do rio Acre, onde hoje é considerado o centro da Regional II e também da cidade.
A história do nome do bairro é meio contraditório. Há quem diga que uma das primeiras habitações do local se tratava de uma delegacia, onde se prendia loucos (isso mesmo, naquele momento, a loucura era caso de polícia. E na época o governo havia construído uma cadeia, onde atualmente fica a prefeitura de Rio Branco, e para diferencia uma da outra, denominou-se de cadeia nova e cadeia velha.
E também tem uma piada antiga conta que uma senhora de idade caiu de um caminhão. Daí um gaiato fala: Cadê a velha? Brincadeiras à parte, o bairro localizado no Centro de Rio Branco parece ter seu próprio ritmo, seu tempo próprio.