
Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o portal funciona como um banco de dados, com informações disponíveis à população a respeito dos direitos de quem compra, ações ajuizadas pelo MP, bem como, as decisões favoráveis, entre outros procedimentos do MP na defesa coletiva dos consumidores.
“Nossa intenção é fazer com que o portal seja um aliado do consumidor, com que o cidadão conheça quais são os seus direitos, e que ajude o Ministério Público a fiscalizar”, comentou o procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.
Na prática, o consumidor tem, à sua disposição, um resumo das decisões catalogadas por temas: alimentação, comércio, educação, finanças, habitação, internet, lazer, produtos, informação, saúde, serviços e transporte.
A ideia é que, ao identificar uma decisão favorável que pode beneficiá-lo com a restituição de valores cobrados indevidamente ou de indenizações por prejuízos decorrentes da atuação da empresa, o consumidor possa procurar o MP ou mesmo ingressar com uma ação individual. .
A população poderá ainda denunciar o descumprimento de TACs e decisões pelas empresas, além de acompanhar o andamento da sua denúncia.
“É uma ferramenta importante para que a população conheça e usufrua dos seus direitos, como também possa acompanhar a atuação do Ministério Público na área de defesa do consumidor”, ressalta o promotor de Justiça Marco Aurélio Ribeiro, que responde interinamente pela Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor.
Com a adesão de MPs de vários estados, além de estimular as pessoas a denunciarem abusos e a procurar a Ouvidoria do Ministério Público, a ideia é que o sistema identifique os principais problemas que atingem os consumidores em todo o país, permitindo, futuramente, a criação de uma estratégia de atuação nacional para preservar os direitos dos consumidores.
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