Os clubes de Rotary do Acre foram novamente convidados pelo Estado para coordenar o estacionamento da Expoacre, tradicional feira de exposições agropecuárias que neste ano é realizada entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, na capital, Rio Branco. Após dois anos sem o evento - por conta da pandemia de covid-19 -, empresários, instituições e visitantes voltaram a lotar o Parque de Exposições Wildy Viana.
Há mais de 20 anos os rotarianos são responsáveis pelo estacionamento da feira, gerando cerca de 80 empregos temporários para guardadores e manobristas durante as nove noites de festa. Neste ano, a organização da Expoacre ampliou o espaço dedicado a carros e motos. Além do tradicional estacionamento que tem entrada da rodovia AC-40, o parque tem um segundo espaço com acesso em frente ao Posto Correntão, na BR-364.
Ações dos clubes
Com os recursos adquiridos no estacionamento e em outras ações, os rotarianos proporcionam mudanças positivas às comunidades carentes, e atendem necessidades de pessoas em vulnerabilidade. A construção da Creche Vida Nova, no bairro Jorge Lavocat, na capital, e a estruturação dos bancos de leite materno em Rio Branco e Cruzeiro do Sul são exemplos dos investimentos feitos pelos clubes de Rotary.
A representante distrital do Rotaract, Lailla Cândida, enfatiza o apoio às ações rotárias para o desenvolvimento social dos territórios onde a instituição atua. “A família rotária trabalhando junta mostra um exemplo muito claro de companheirismo. Todo fundo arrecadado no estacionamento é investido em ações e melhorias nas nossas comunidades, para trazer bem-estar à nossa população. Assim, o Rotary se faz presente e beneficia as pessoas mais necessitadas da sociedade”, finaliza.