A Eletrobras Distribuição Acre iniciou nesta semana o segundo ciclo de palestras nas escolas públicas da capital, Rio Branco. A ação faz parte do projeto "Portas Abertas" que visa levar conhecimento sobre segurança com energia elétrica às escolas e comunidades e, assim, reduzir a quantidade de acidentes.
O projeto levou a cerca de 200 alunos da Escola Estadual Boa União, na Baixada da Sobral, informações sobre os riscos e benefícios da energia elétrica, além de diversos materiais informativos.
Para Ana Carolina Araújo, aluna do 2º ano, essa ação faz um alerta aos adolescentes sobre os perigos de brincadeiras próximas à rede elétrica. “Essa palestra foi muito boa, porque esclarece os alunos sobre os perigos de soltar pipas perto de fios de energia. Eu acho muito importante que essas palestras cheguem às escolas, porque a energia elétrica é vantajosa e perigosa ao mesmo tempo”, conta a estudante.
A coordenadora de ensino da escola Boa União, Claudia Maria da Costa, conta que o assunto é de interesse de toda comunidade. “Eu fiquei feliz que durante a palestra foi explicado sobre o uso do ‘benjamim’. Ele é algo muito comum no nosso dia a dia, porém, devemos evitar por ser perigoso”, explica a gestora.
Por meio do "Portas Abertas", a Eletrobras Distribuição Acre promoverá 25 palestras anuais em parceria com a comunidade escolar, atuando nas áreas que apresentam maior incidência de acidentes.