O Brasil irá conseguir atingir a meta de redução de
50% das mortes no trânsito proposto pela ONU. Essa afirmação é do ministro das
Cidades, Gilberto Kassab, durante a abertura do Fórum Via Futuro Segurança no
Trânsito, que acontece em São Paulo, até amanhã, dia 12. Segundo Kassab, para
alcançar o objetivo, é fundamental investir na conscientização das pessoas, no
ordenamento do trânsito e na tecnologia voltada para a proteção das pessoas.
“Desta maneira, conseguimos atuar nas principais vertentes para a garantia de
vida da população seja pedestre, ciclista, motociclista e motorista",
afirmou.
O Forum é promovido pela Companhia Paulista de
Desenvolvimento e SemParar Comunicação e conta com o apoio institucional do
Ministério das Cidades e Denatran. Participaram da abertura além do ministro, o
ex-governador Claudio Lembo, o vice-presidente do Denatran, Ronaldo Camargo; o
secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto; Alberto Angerami,
presidente do Contran; Luiz Moan, presidente da Anfavea; Marcos Fermanian,
presidente da Abraciclo; João Jornada, presidente do Inmetro; Elton Zacarias,
secretário executivo do Ministério das Cidades; Marcos Trade, presidente da
Associação Nacional dos Detrans e o ex –deputado federal Walter Ihoshi. Emerson
Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e bicampeão das 500 milhas de
Indianápolis, também participou como convidado especial.
Os participantes enfatizaram os esforços dos
segmentos ligados ao trânsito e à mobilidade para que se possa atingir a meta
estabelecida pela ONU no período de 10 anos. Esse objetivo faz parte do tratado
assinado cinco anos atrás em Moscou, cujos dados, ações e projetos
desenvolvidos até o momento serão atualizados durante a segunda Conferência de
Alto Nível Global sobre Segurança no Trânsito, nos próximos dias 18 e 19, em
Brasília.
Apesar de ser a quinta nação do mundo em mortes no
trânsito, os índices no Brasil têm caído ano a ano. Entre 2012 e 2013, a
redução foi de 5,6%, o que significou poupar 2.544 mortes. O ministro
Kassab destacou as ações do governo federal para que esse resultado ser
alcançado. Citou a Lei Seca, no Rio de Janeiro, as faixas de pedestres em
Brasília e o Programa de Proteção ao Pedestre em São Paulo. "Quando fui
prefeito da capital paulista, registramos queda de 40% em atropelamentos com
mortes na região central e na avenida Paulista e de 10,7% em toda a capital.
Esse também foi o motivo de termos regulamentado a circulação de motocicletas
na via expressa da Marginal Tietê e iniciar, de forma planejada, uma revisão dos
limites de velocidade nos principais corredores da cidade", comentou.
O vice-presidente do Denatran, Ronaldo Camargo,
enfatizou os avanços que o Brasil tem alcançado, sobretudo, na municipalização
do gerenciamento do trânsito e afirmou que o órgão estuda a criação de
consórcios para as cidades de menor porte e, assim, "dar uma solução para
a dificuldade que as prefeituras têm para criar e manter uma estrutura
própria”. “Assim, vamos rever normas antigas e incorporar novas tecnologias
para aumentar a segurança no trânsito, que passa, por exemplo, por equipamentos
que evitem derrapagens tanto nos carros quanto nas motos a itens que possam
auxiliar na formação dos condutores", completou.
Outra ação muito difundida durante a abertura do
Fórum Via Futuro é a criação de ambientes cada vez mais seguros para as
bicicletas, que, a cada dia, ganham novos adeptos não apenas para o lazer – e
se transformam em alternativa de transporte e de integração entre os vários
modais. Para isso, o Denatran lançou, este ano, a Cartilha do Ciclista e, em
mais alguns meses, o Manual Cicloviário, mais completo, com modelos de
projetos, regras, leis, sinalização específica e todas as orientações para
ajudar os municípios na elaboração de vias cicláveis.
O Fórum Via Futuro Segurança no Trânsito, que ocorre
no Hotel Renaissance, em São Paulo, terá, até a tarde desta quinta-feira
(12/11), sete painéis de debates com a participação de técnicos e especialistas
de diferentes áreas da sociedade civil empresas, instituições, universidades e
o setor público que abordam os avanços, o desenvolvimento de novas tecnologias,
o treinamento e a formação de condutores, a engenharia de tráfego e, sobretudo
a mobilidade e a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros.
Assessoria de Comunicação
Ministério das Cidades
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