Mais de vinte artesãos entre homens e mulheres participaram do curso de gamelas, oferecido pelo governo do Acre em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre.
As gamelas são objetos em forma de barco, com grande valor de mercado e procura até pelo exterior. Para Adriane Freitas, o curso serviu para reciclagem e mostrar a qualidade do produto acreano.
“Esse foi um curso de reciclagem para mim, o governo e os parceiros proporcionaram uma melhor qualificação para as peças que são destaque no país e para o mundo. Destaco que por meio desse curso, observamos que homens e mulheres com mais de sessenta anos usam como fortalecimento de renda e como terapia para se manter na ativa, servindo de inspiração a todos”, disse a artesã e arquiteta Adriane Freitas.
O vice-presidente da Federação do comercio, a experiência foi satisfatória e já aguarda por novas parcerias.
“Por meio desse cursos observamos a qualidade dos produtos expostos aqui e já aguardamos novo convenio para continuar ajudando profissionais a se qualificarem e obterem uma renda por meio dos trabalhos que eles mesmos desempenham”, frisou o vice-presidente da federação das indústrias, João Paulo.
Para o secretário de indústria, comércio e tecnologia, o curso possibilita melhor qualificação e oportuniza o crescimento dos empreendimentos que já existem no mercado.
“Qualificações como essas possibilitam que micro e pequenos empreendedores possam fortalecer a qualidade do seu produto e a somar renda que fortalece o mercado com as vendas locais e até internacionais”, destacou o secretário Assurbanipal Mesquita.
Além de receberem os certificados de conclusão, cada artesão foi beneficiado com um kit para dá seguimento aos trabalhos e produção das peças.