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​​Ferrovia Norte-Sul precisa ser interligada a outras quatro ferrovias para integrar logística nacional

Estudo da CNI recomenda que a FNS, que serve como espinha dorsal do malha ferroviária brasileira, deve estar integrada para permitir escoamento de cargas para cinco portos setentrionais do país

 
Quando concluída, a Ferrovia Norte-Sul consolidará a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. Mas é preciso antes tocar as obras de novas ferrovias e integrar a malha ferroviária para permitir o escoamento da carga oriunda do interior do país. Só o mercado exportador de grãos da região Centro-Oeste, por exemplo, passará a ter acesso a cinco portos da regiões Norte e Nordeste para embarcar cargas hoje movimentadas sobre rodovias.


A conclusão é do estudo  A Ferrovia Norte-Sul e a integração nacional, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O trabalho conclui que, uma vez finalizada, a via induzirá um grande crescimento no transporte de cargas do interior do país para exportação e na movimentação de cargas entre regiões do país. Os principais produtos a serem movimentados são soja, farelo e óleo de soja, milho, cana-de-açúcar, etanol, açúcar, papel, celulose e minerais.

Para isso, o estudo considera necessário concluir a Ferrovia Transnordestina, que dará acesso aos portos de Pecém (CE) e de Suape (PE); a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que liga o interior da Bahia ao porto de Ilhéus (BA); construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Mato Grosso e Goiás, melhorando o transporte na principal região produtora de grãos do país.

O prolongamento da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), no entanto, é um dos passos mais relevantes para consolidá-la como grande eixo da logística nacional. Com este trecho, estabelece-se uma rota do centro do país até o porto de Vila do Conde (PA), importante saída para exportação marítima para a Europa e para a Ásia, pelo Canal do Panamá. Com este trecho, pode-se quintuplicar o volume de carga transportado na Norte-Sul, em 2013, que foi de 3 milhões de toneladas úteis (veja quadro).

Previsão de demanda para o trecho Açailândia-Barcarena



​​
Demanda (mil TUs)
Produto
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Açúcar
20
41
63
85
108
110
112
Álcool
20
42
66
92
121
126
131
Carvão Mineral
20
42
65
89
115
119
122
Cimento
22
47
74
105
138
146
154
Complexo Soja
31
66
104
147
193
204
215
Conteiner
29
61
94
131
170
176
183
Milho
17
35
54
74
96
99
102
Minério de Ferro
-
-
-
-
-
-
6000
Outro minerais e metais
908
1885
2934
4059
5265
5463
5668
Outros produtos do
agronegócio
40
84
130
180
233
241
250
Papel e celulose
26
54
86
122
162
171
181
Petróleo, derivados e
químicos
140
289
450
621
804
833
863
Siderurgia
51
107
167
232
301
313
326
Veículos
0
1
1
2
3
3
3
Total
1.324
2.754
4.288
5.939
7.709
8.004
14.310

Fonte: elaboração CNI com base em dados da ANTT

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