Você sabe qual é o papel de uma marca? E por que é importante
trabalhar a marca na gestão do negócio? Apesar do tema já estar presente no dia
a dia de várias empresas, ainda é comum encontramos dúvidas sobre o benefício
de ter uma gestão de marca estruturada e o valor real desse tipo de projeto.
É fundamental para os CEOs estarem atentos ao processo de
construção da marca – por meio da análise da
visão interna de cada um dos executivos – e obterem dados sobre a percepção dos
públicos de interesse da empresa, como investidores, clientes, consumidores,
comunidades e formadores de opinião. É interessante, também, avaliarem a forma
como os concorrentes se posicionam. Dessa forma, é possível obter uma visão
completa da imagem que a marca possui. Afinal, existe sempre uma distância
entre o que a marca representa e o que de fato o público percebe. Esse
diagnóstico é a matéria-prima para a construção de todas as diretrizes de
imagem.
O segundo desafio é a cultura corporativa dentro das premissas
únicas da essência: a definição de visão, missão, valores e atitudes. É comum
encontrar visões e missões construídas a partir do planejamento estratégico.
Assim, elas correm o grande risco de terem seu conteúdo igual ao de seus
concorrentes.
Neste contexto, o papel do CEO é desenvolver um olhar
estratégico para as tendências e lançamentos do mercado, realizando uma
reciclagem da marca sempre que achar necessário. Isso se torna indispensável
devido à nova posição de um consumidor cada vez mais exigente e atento às
formas como as marcas se posicionam.
Criar a marca exige uma preparação especial por parte do CEO e
sua equipe. É fundamental definir um plano estratégico de trabalho, que reúna o
time de executivos da empresa, em vários encontros, em um tempo médio de seis
meses. Essa duração é necessária para manter a equipe e a marca sempre
atualizadas. Por meio de encontros periódicos, surgem metodologias e dinâmicas
criativas, que podem construir uma nova plataforma para a marca.
É importante lembrar que o Branding tem o papel de definir o
posicionamento. Quem é o cliente da marca, ou melhor, quem paga a conta? E qual
é o diferencial da empresa – aquilo que faz com que o cliente a escolha no
momento de decidir pela compra? Isso parece uma questão básica para a empresa,
mas muitas não conseguem definir seu discurso de venda.
Um Branding de personalidade constrói um ciclo virtuoso entre
negócio, marca e comunicação, com um impacto direto em todas as frentes da
empresa. Disseminar a proposta da marca para todos os funcionários que
compartilham a responsabilidade dessa construção resulta em um grande salto
para a cultura corporativa. Empresas com 100 mil funcionários voltados a essa
missão com certeza terão uma marca forte.
* Ana
Couto, CEO da Ana Couto Branding.
PLANIN –
Assessoria de Imprensa da Ana Couto Branding
Angélica
Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: anacouto@planin.com
Raphaela Brumatti e Vanessa Cunha: (11) 2138-8933
Contatos: anacouto@planin.com
Raphaela Brumatti e Vanessa Cunha: (11) 2138-8933
0 Comentários