A partir desta
sexta-feira, 10, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), lança mais um
canal de comunicação e acesso ao cidadão. O Podcast do MPAC estará disponível
inicialmente na plataforma digital Spotify e no site da instituição, com
notícias diárias, serviços, conteúdos educativos e entrevistas exclusivas que
irão ao ar uma vez por semana.
O objetivo é ampliar o
alcance da comunicação e disponibilizar uma mídia de fácil acesso, que pode ser
ouvida no computador ou no celular, com ou sem internet, a qualquer hora e em
qualquer lugar.
“Compreendendo o cenário
de crescimento das informações online, criamos Podcast do MPAC. Queremos nos
aproximar cada vez mais do cidadão. Estamos adotando um modelo de podcast que
pode ser compartilhado nas plataformas de mensagens instantâneas e facilmente
baixado em smartphones e site. Essa é uma mídia democrática e tem um aspecto de
inclusão e acessibilidade, pois levará o nosso conteúdo à pessoa com
deficiência visual”, destacou Kátia Rejane de Araújo Rodrigues,
procuradora-geral de Justiça do MPAC.
Kátia Rejane ressaltou
ainda que o uso dos posdcasts se soma a outros instrumentos de comunicação já
utilizados pelo órgão com o objetivo de ampliar o acesso à informação e dar
transparência aos atos de interesse público. Um destaque apresentado pela
procuradora-geral de Justiça é a utilização das mídias sociais, cujo Instagram
institucional teve aumento de 868% na quantidade acessos nos últimos três anos.
“Esta é mais uma inovação
que vamos disponibilizar para facilitar o acesso e a comunicação com os
cidadãos”, evidenciou a procuradora-geral de Justiça.
O Podcast do MPAC vai
estrear com entrevista da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo
Rodrigues, abordando a autocomposição, uma inovação implantada em sua gestão,
que consiste na resolução de conflitos através da mediação, e tenta evitar a
judicialização de processos por meio de acordo e conciliação.
Interação
O canal de áudio vai
disponibilizar ao ouvinte conteúdo exclusivo, oferecendo ainda a possibilidade
de interação, basta o usuário optar por seguir o podcast para receber
notificação a cada novo episódio. O ouvinte também poderá sugerir temas,
entrevistados, fazer críticas ou comentários sobre cada episódio. E só mandar
sugestão para o e-mail dircom@mpac.mp.br.
Podcast
É uma mídia de
transmissão de conteúdo por áudio, como se fosse uma rádio, mas em que o
ouvinte escolhe o tipo de assunto e o horário que quer ouvir – o chamado on
demand (sob demanda). O podcast surgiu nos Estados Unidos em 2004, mesmo ano
que teve início no Brasil. Recentemente, a mídia ganhou mais visibilidade e
interesse por empresas, veículos de comunicação e instituições de ensino,
ampliando as temáticas e formatos, que era mais ligado à cultura pop, cinema,
game e tecnologia.
Andréia Oliveira -
Agência de Notícias do MPAC