Nesta semana, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI lançou duas aplicações com informações sobre a infraestrutura da ICP-Brasil e dados gerais sobre as emissões de certificados digitais. Disponíveis no site do ITI, as aplicações permitem a interação dos usuários na seleção dos dados de interesse.
O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, destaca as aplicações no novo contexto de relação com as Autoridades Certificadoras e de explicação dos benefícios da certificação digital para os usuários. "Estamos dando publicidade a informações que são essenciais para o desenvolvimento do setor, que, na contramão dos demais, registra crescimento ao longo dos anos", declarou.
São mais de 8,4 milhões de certificados digitais ativos, sendo aproximadamente 3,6 milhões emitidos em 2019. Esses números estão disponíveis na aplicação, que ainda disponibiliza o comparativo mensal em relação a anos anteriores, a distribuição de certificados por tipo de assinatura digital (pessoa física, jurídica ou equipamentos) e por tipo (A3, A1 etc.).
A aplicação sobre a infraestrutura ICP-Brasil apresenta informações como nome, situação, endereço, telefone, CNPJ das Autoridades Certificadoras e de Registro, que compõem a cadeia de confiança.
Conheça a ICP-Brasil
A ICP-Brasil é uma infraestrutura pública composta por uma cadeia hierárquica operada e supervisionada por uma autarquia federal, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.
Além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz, o ITI é responsável por certificar os equipamentos criptográficos, normatizar o setor, combater fraudes e realizar pesquisas. É a autarquia que também credencia, descredencia, fiscaliza e audita os demais participantes da cadeia.
Na sequência da cadeia de confiança estão as Autoridades Certificadoras – ACs, responsáveis pela emissão, distribuição, renovação e revogação dos certificados digitais. Atualmente, estão credenciadas 19 ACs de 1º nível na ICP-Brasil e outras 128 de 2º nível.
A comercialização e interface entre os usuários e as Autoridades Certificadoras fica a cargo das mais de 1.600 Autoridades de Registro – ARs distribuídas por todo o Brasil, que conferem os documentos do usuário e coletam a biometria em um processo seguro de identificação.