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Caixa no Acre pode ser a primeira instituição com atendimento especial para pessoas com Autismo


Parece que a tonalidade azul não é mais somente a marca de identificação da Caixa Econômica, que no Estado do Acre passou a ser uma das referências para lidar com atendimento especial a correntistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Caixa Econômica é uma das instituições financeiras que integram o grupo de paraestatais do Governo Federal e a que mais realiza transações com beneficiários dos programas sociais. Desde Bolsa Família, pensões e benefícios de aposentadoria especial entre outros. Atividades que atendem desde os grandes empresários e empresas até as pessoas mais simples.

Neste mês de outubro, as dezesseis agências bancárias participarão até o dia 10 de uma capacitação com vivencias, depoimentos e trocas de experiências voltados para o público com TEA. Durante a abertura do evento, foi apresentado um curta metragem produzido pela Disney, abordando o tema que demonstra um pouco da realidade de pais e familiares com filhos autistas.

O evento emocionou a colaboradores, pais e parentes de pessoas com autismo. Durante a atividade, uma mãe relatou sua experiência negativa que vivenciou com o filho de quatros anos ao ser expulso de um veículo de aplicativo por não utilizar máscara. Por pura desconhecimento, muitas pessoas são vítimas de limitações intelectuais dos ditos normais, pois é garantido por lei que pacientes com autismo não são obrigados devido se machucarem, sufocarem ou por deixá-los ainda mais agitados.

“Ser mãe já nos transforma e m um ser protetor, se mexem com nossos filhos, nós transformamos em verdadeiras leoas. A falta de divulgação das leis e das pessoas desconhecerem os direitos, muitos acabam sendo levados a posição de vítimas de discriminação, fazendo que a gente reveja os cuidados para proteger quem amamos desse mundo tão agressivo com pessoas diferentes dos padrões da normalidade”, disse uma das mães que chamaremos de Auxiliadora.

A proposta é qualificar os colaboradores para que saibam identificar as necessidades das pessoas que buscam por atendimento e saber lidar com o autismo dos correntistas beneficiários, uma forma de atendimento prioritário e diferenciado que pode colocar a Caixa Econômica do Acre como referência e inspiração a ouras instituições.

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