Parece que a tonalidade azul não é mais somente a marca de
identificação da Caixa Econômica, que no Estado do Acre passou a ser uma das
referências para lidar com atendimento especial a correntistas com Transtorno
do Espectro Autista (TEA).
A Caixa Econômica é uma das instituições financeiras que
integram o grupo de paraestatais do Governo Federal e a que mais realiza
transações com beneficiários dos programas sociais. Desde Bolsa Família,
pensões e benefícios de aposentadoria especial entre outros. Atividades que
atendem desde os grandes empresários e empresas até as pessoas mais simples.
Neste mês de outubro, as dezesseis agências bancárias
participarão até o dia 10 de uma capacitação com vivencias, depoimentos e
trocas de experiências voltados para o público com TEA. Durante a abertura do
evento, foi apresentado um curta metragem produzido pela Disney, abordando o
tema que demonstra um pouco da realidade de pais e familiares com filhos
autistas.
O evento emocionou a colaboradores, pais e parentes de pessoas com autismo. Durante a atividade, uma mãe relatou sua experiência negativa que vivenciou com o filho de quatros anos ao ser expulso de um veículo de aplicativo por não utilizar máscara. Por pura desconhecimento, muitas pessoas são vítimas de limitações intelectuais dos ditos normais, pois é garantido por lei que pacientes com autismo não são obrigados devido se machucarem, sufocarem ou por deixá-los ainda mais agitados.
“Ser mãe já nos transforma e m um ser protetor, se mexem com
nossos filhos, nós transformamos em verdadeiras leoas. A falta de divulgação
das leis e das pessoas desconhecerem os direitos, muitos acabam sendo levados a
posição de vítimas de discriminação, fazendo que a gente reveja os cuidados
para proteger quem amamos desse mundo tão agressivo com pessoas diferentes dos
padrões da normalidade”, disse uma das mães que chamaremos de Auxiliadora.
A proposta é qualificar os colaboradores para que saibam identificar as necessidades das pessoas que buscam por atendimento e saber lidar com o autismo dos correntistas beneficiários, uma forma de atendimento prioritário e diferenciado que pode colocar a Caixa Econômica do Acre como referência e inspiração a ouras instituições.