Sancionado no ano de 2016 no município de Rio Branco, o dia 28 de agosto é dedicado ao dia do bancário, mesma data que se comemora nacionalmente. A exemplo da capital, Cruzeiro do Sul também estipulou a data no calendário do município.
Por telefone, o presidente do sindicato dos bancários do acre (SEEB-AC) Eudo Rafael, falou que a data é dedicada as comemorações e homenagens a todos os profissionais pelo dia nacional do bancário.
No ano de 2018, o deputado estadual Daniel Zen (PT) apresentou o projeto de lei que estendia o dia dos profissionais a todo o Estado do Acre, que nesse ano comemoram a data pela primeira vez a nível estadual.
Do outro lado temos o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA) Celestino Oliveira, que reconhece a data e justa para se homenagear os profissionais, mas o feriado atrapalha o comercio.
“Entendemos e achamos justo a homenagem aos profissionais, mas o país passa por uma crise grande e um dia sem trabalho, é prejuízo para o comercio, pois muitas das poucas empresas de grande porte e que geram empregos, ficam sem movimentação de capital, devido a dependência bancaria”, disse Celestino.
A população que tiver interesse em resolver suas pendências financeiras podem procurar os caixas eletrônicos, loterias ou instituições parceiras autorizadas como correios.