Fundada em 2012, os ex-bancários
Gabriel e Marlon Ventura decidiram encontrar uma alternativa mais prática e
higiênica para o marmitex que comiam diariamente na hora do almoço. Então, eles
investiram suas economias para criar o restaurante que repaginou o marmitex: a comida não chegaria revirada ao cliente por
causa do transporte. Antes de abrir o negócio, Gabriel e Marlon testaram
diversas receitas que funcionassem em caixas e chegaram a mais de 20 opções,
incluindo boxes de saladas.
Com grande sucesso na
cidade, a rede começou a atrair investidores e receber propostas para abrir
unidades em outras cidades. “Embora já tivéssemos planos de virar franquia,
preferimos esperar até termos um negócio estruturado e rentável para depois
iniciar a expansão. Nos três primeiro anos, aproveitamos a unidade piloto para
testar ideias de pratos e também formatar nosso modelo de negócio de forma que
pudesse ser replicado em outras cidades”, conta Gabriel Ventura.
“Para a estruturação
do nosso modelo de negócio, passamos cerca de cinco meses trabalhando na
padronização de processos, mudanças estruturais e elaboração dos manuais da
franquia e treinamentos, além de realizar uma detalhada análise de mercado para
entender qual seria o nosso perfil de investidor” explica Yossimi.
Os principais desafios
para uma rede de alimentação - a padronização das receitas, a preparação nas
unidades e a apresentação das mesmas - ficaram a cargo de Gabriel, responsável
pela direção das unidades da rede e treinamentos. “É muito importante que o
cliente em qualquer parte do país peça um box da Mineiro e deguste um prato
como a mesma qualidade e sabor que servimos na unidade piloto. Para isso, temos
processos cuidadosos para treinar as equipes, além de orientar o franqueado a trabalhar
com produtos certificados dos nossos principais fornecedores nacionais”, conta.
Com a expansão, a rede teve o cuidado de adaptar o cardápio de acordo com a
região de cada nova franquia. No Nordeste, por exemplo, a feijoada típica
mineira com carne suína ganhou uma versão com carne bovina, preferência na
região.
A Mineiro Delivery,
uma rede de franquias de comida caseira in box que está fazendo muito sucesso e
que inaugurou neste ano uma unidade no Acre. A rede oferece um cardápio com
mais de 20 opções de pratos
típicos e também opções saudáveis como saladas e opção fitness. São pratos ideais para
quem vive nessa correria maluca que é o nosso dia a dia e quer almoçar uma
comida gostosa e saborosa. E detectamos que a Mineiro é a única rede de
franquias delivery que está no iFood dentro do Acre
Cardápio
Com preços que variam
de R$ 13 a R$ 23, a franquia oferece uma cardápio com mais de 20 opções de pratos
tipicamente brasileiros como Feijoada, Baião de Dois, Costelinha e Galinhada -
também em versões saudáveis, além de quatro saladas. Os boxes podem ser de 400g
ou 700g.
Modelo de negócio
Para abrir uma franquia da Mineiro
Delivery o investimento inicial é de R$ 105 mil com o faturamento mensal em
torno de R$ 50 mil. A rede trabalha com royalties fixos de R$
800 - sem qualquer tipo de cobrança ou taxa sobre o faturamento - e sem
cobrança na renovação de contrato.
Com o objetivo de
formar empresários de sucesso, a rede busca franqueados com perfil operacional.
Durante uma semana, os franqueados participam de um treinamento individual na
unidade piloto em São José do Rio Preto, onde vivenciam o dia a dia da operação,
aprendem como é feita a preparação e apresentação dos pratos e também a
manusear o box para entrega. “Nosso foco é facilitar o
trabalho do franqueado. Do planejamento aos manuais, buscamos dar total suporte
a nossas unidades e acompanhamento do andamento da franquia antes e depois da
inauguração. Acreditamos ser esse o principal diferencial de nossa rede, que
coloca sempre o franqueado em primeiro lugar”, aponta Yossimi. Além do
treinamento, a rede disponibiliza suporte presencial na inauguração da franquia
e uma equipe especializada que dá suporte em todas as áreas auxiliando na
gestão da unidade.
Outro diferencial da
Mineiro Delivey é o total envolvimento do fundadores na gestão e andamento das
franquias, desde o treinamento até a gestão financeira. Dhionatan Paulino cuida
da parte de expansão, já a implementação das franquias e novas parcerias são
atribuições de Paulo Yossimi. Gabriel Ventura é responsável pelos
treinamentos e suporte na inauguração de todas as unidades, para verificar se
tudo está dentro do padrão da franqueadora. Para fazer o controle de qualidade depois da inauguração, a rede
trabalha com clientes ocultos e conta com a supervisão do sócio fundador Marlon
Ventura, responsável por acompanhar e dar suporte no andamento das unidades
após a inauguração.
Pensada inicialmente apenas para o
modelo delivery, com foco em lojas de rua, a rede inaugurou em
julho de 2016, sua primeira unidade em Shopping Center, no Plaza Avenida
Shopping, na cidade de São José do Rio Preto. “Para atender essa demanda,
criamos um novo modelo de negócio, o Mineiro Fast, que permite que o cliente
coma no local ou faça o pedido para viagem. Também adaptamos o cardápio ao
perfil de público, acrescentando Chopp e porções às opções. A expectativa é comercializar em
média 200 refeições por dia” explica Gabriel Ventura. Por
enquanto, o modelo Fast está disponível apenas para moradores de São José do
Rio Preto.
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