O último dia do Txai Amazônia celebra a diversidade cultural, científica e ancestral da região amazônica. Neste sábado (28), a programação tem início às 12h30, com o FestCine Originários. Realizado no eAmazonia, na Ufac, o seminário reúne representantes do Brasil, Peru e Bolívia para fomentar soluções sustentáveis para a Amazônia.
Às 14h, o pesquisador Eugênio Pantoja apresenta estudo sobre bioeconomia e sociobiodiversidade. Simultaneamente, a feira de bioeconomia amazônica expõe 23 empreendimentos, a maioria acreana. Às 15h, acontece a primeira conferência aberta híbrida, com a leitura da Carta de Proposições do evento, destinada a autoridades regionais e nacionais.
A mostra artístico-cultural inicia com vivência indígena dos povos Huni Kuin e Shanenawa, seguida do espetáculo Correrias, da Cia. Garatuja. Às 17h, DJ Cau Bartholo e Parteira Zenaide agitam o público, e Maya Dourado encerra o evento com show marcante. A programação reforça o papel do Txai como ponte entre saberes tradicionais e inovação.
