Com o objetivo de levar cada vez mais qualificação aos empresários de autopeças, o Sebrae no Acre, com apoio da Fecomércio-AC e do Sincopeças-AC, realizou, nos últimos dias 24 e 25, a Escola Gestão da Oficina, parte do projeto Autogestão Centros Automotivos. O curso, com carga horária de 16 horas, foi realizado nas sedes do Sebrae e da Fecomércio, e contou com a participação de representantes do setor.
Na abertura do evento, o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, reiterou o papel da entidade em sempre levar ao empresariado as melhores qualificações. “Este curso, esta qualificação, é uma oportunidade ímpar para que as empresas aprimorem seu desempenho e alcancem novos patamares de excelência”, afirmou.
Além disso, Egídio reiterou que a Fecomércio-AC e o Sebrae no Acre acreditam firmemente que a atualização contínua é fundamental para o crescimento das empresas. “E a iniciativa de trazer o [curso] Escola Gestão da Oficina ao nosso Estado reflete nosso compromisso em apoiar os empresários, fornecendo-lhes ferramentas eficazes para otimizar suas operações e estratégias de negócios”.
O responsável pela qualificação é o consultor empresarial Cláudio Araújo que, sendo especialista no segmento automotivo, tem ajudado empreendedores no ramo a expandirem seus negócios. “Um evento como este sempre se volta a fazer com que as empresas possam performar cada vez melhor. Entendemos que o setor automotivo tem investimentos muito grandes nas questões técnicas, mas, às vezes, fica um pouco órfão das ferramentas, das melhores práticas para fazer a alavancagem do negócio”, refletiu, acrescentando que o intuito é justamente o de levar este conhecimento. “Estamos com uma turma bem representada, e a ideia também é trazer técnicas que são específicas do setor”.
Ainda de acordo com o consultor, o programa não é trabalhado de um modo superficial. “Já passamos por dezenas de empresas e as levamos às suas maturidades. Eu chamo de DNA, já que estudamos esta qualificação como uma ciência. Com estes números, comportamentos, conseguimos validar nosso trabalho com o decorrer no tempo”, disse.
Quem participou do evento não se arrependeu, como o caso do empresário e mecânico Pascoal Rodrigues. Segundo o próprio, ficar atualizado e ser mais produtivo é a intenção de todos aqueles que empreendem. “Apenas saber como fazer, como consertar, não é o suficiente. Se eu não tiver uma boa administração, não tenho como evoluir”, resumiu. Quando questionado sobre as expectativas, Pascoal respondeu: “A partir de agora quero decolar, fazer acontecer. Com este apoio do Sebrae no Acre e da Fecomércio-AC, conseguiremos – com certeza – ter uma oficina mais atualizada e ainda melhor”, finalizou.