Senac Acre iniciou na tarde desta quarta-feira, 6, no Senac Bosque, os cursos do programa Impacta Mulher. O programa, lançado em agosto, durante a Expoacre, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), irá alcançar mais de 240 mulheres em 11 municípios do Estado, com cursos na área de gastronomia, beleza e moda.
As verbas são provenientes do Tesouro Estadual, por meio de emenda parlamentar do então deputado estadual José Bestene. O objetivo principal é ofertar cursos profissionalizantes a mulheres vítimas de violência.
"É uma oportunidade ímpar para o Senac”. Foram com essas palavras que o coordenador de negócios estratégicos do Senac Acre, José Ricardo Pires, destacou a importância da parceria entre as duas instituições. “Já atuamos na qualificação profissional, mas quando fazemos um contrato de cooperação com outra instituição, isso fortalece ainda mais a nossa missão de qualificar para o mercado de trabalho", acrescentou.
Márdhia El-Shawwa, secretária da Semulher, ressaltou a expectativa para este programa que busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade e que passaram ou passam por violência doméstica. “Queremos que elas rompam esse ciclo de violência, tenham uma independência financeira para seguirem a vida delas", afirmou.
Para Nazaré Teixeira, aluna do segmento de gastronomia, a oportunidade é um recomeço pois viveu 22 anos casada e passou por violência doméstica. "Esse curso vai mudar a minha vida. É a oportunidade de recomeçar do zero. Não tenho medo de recomeçar", finalizou.