Piloto-revelação do Acre corre na comemoração dos 60 anos da FVee


O piloto Pedro Antunes irá participar de uma prova muito especial no interior de São Paulo. O garoto do Acre disputa neste fim de semana a 7ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, que marca as comemorações dos 60 anos da categoria.

Aos 17 anos, Pedro Antunes faz a sua primeira temporada na FVee. E já é considerado a principal revelação do ano. Ele está em segundo lugar na classificação geral e lidera na FVee Júnior. A etapa que terá duas provas neste sábado, no Velocitta, em Mogi Guaçu (a 190 km de São Paulo), será a penúltima da competição.

“A cada prova, é um orgulho para mim fazer parte desta história, de uma categoria que já revelou tantos pilotos e campeões”, diz Pedro Antunes. “E também é a realização de um sonho e o primeiro passo na minha carreira, além de ter esta oportunidade de competir e de representar o meu Estado nas pistas.”

A jovem promessa do Acre está na briga pelo título na classificação geral. Pedro Antunes tem 159 pontos, atrás apenas do líder da competição, o paulista Levi Simões, com 190. Na FVee Júnior, para garotos até 21 anos, Pedro Antunes lidera com 198 pontos. O também paulista Otávio Artoni é o segundo, com 174.

“Ainda restam duas etapas, quatro provas. Tudo é possível, nada está definido. Então, vou seguir buscando fazer o meu melhor para manter a liderança na Júnior e seguir na disputa pelo título na geral”, afirma o jovem acreano.

As provas serão disputadas no sábado, às 11h15 e às 15h50 (horários de Brasília), ambas com transmissão ao vivo pelo site www.fvee.com.br e pelo canal oficial da Fórmula Vee Brasil no Youtube. O piloto que vencer esta etapa, com o maior número de pontos nas duas corridas, levará ainda o troféu especial em comemoração aos 60 anos da Fórmula Vee. A última e decisiva etapa do Campeonato Paulista está marcada para Interlagos, dias 22 e 23 de dezembro.

História de campeões

A FVee é uma das categorias mais tradicionais e hoje é a mais popular no automobilismo mundial, praticada em cerca de 20 países. Desde sua criação nos EUA, segue os princípios básicos de baixo custo e uso de peças originais.

“É uma grande satisfação para nós festejar os 60 anos da FVee, que foi responsável pela formação de grandes pilotos, campeões mundiais de Fórmula 1, e hoje oferece oportunidades a quem quer começar no automobilismo ou ao menos ter uma experiência de pilotagem”, afirma Flávio Menezes, que foi piloto e hoje é o responsável pela categoria no Brasil.

Em busca de uma solução barata para competir, o piloto e empresário americano Hubert L. Brundage construiu o primeiro carro no final dos anos 1950, com o apoio do italiano Enrico Nardi, ex-projetista da Ferrari. Eles usaram como base um Fusca da Volkswagen, o que deu origem ao nome FVee (sigla em inglês). Após alguns anos de desenvolvimento, a categoria se tornou oficial em 1963 e logo tomou o mundo, devido ao seu baixo custo. No Brasil, começou a ser disputada em 1967.

Confira no site https://www.fvee.com.br/index.php/a-categoria/historias-da-fvee?start=9 mais detalhes sobre o nascimento da FVee, incluindo a curiosa passagem do criador da categoria, Hubert L. Brundage, pelo Brasil, quando trabalhou na construção do aeroporto de Belém nos anos 1930.

“A FVee sempre foi uma escola de pilotos e de campeões, como Emerson Fittipaldi e o seu irmão Wilsinho, Nelson Piquet, Niki Lauda, Bruce McLaren e Keke Rosberg”, afirma Flávio Menezes. “E ainda hoje muitos pilotos que começaram aqui estão se destacando em outras categorias do automobilismo nacional.”

No Brasil, a Fórmula Vee é administrada pela F/Promo Racing. A empresa de Flávio Menezes promove três competições: o Campeonato Paulista, com provas em Interlagos e no Velocitta, a Copa ECPA e a FVee Open (exclusiva para iniciantes), ambas em Piracicaba. Neste ano, cerca de 60 pilotos competem nas diversas provas.

“Além disso, proporcionamos oportunidades a dezenas de outros pilotos para participar de drive day e aulas de pilotagem”, diz Flávio Menezes. “É sem dúvida a mais econômica porta de entrada no automobilismo e uma chance viável para quem quer competir num esporte reconhecidamente caro.”

Vem aí mais um FVee Festival

Após esta etapa do Paulista, a Fórmula Vee passa a oferecer novamente oportunidades para iniciantes, seguindo o histórico que a transformou na categoria mais popular do automobilismo mundial. Já estão abertas as inscrições para o FVee Festival, dia 30 de setembro, no ECPA, em Piracicaba. Estão disponíveis drive day, treinos livres (com opção de análise de dados) e aulas de pilotagem.

Para participar, basta estar com a CNH em dia. É permitido também para menores a partir de 14 anos, com autorização dos pais ou carteira de kart. A FVee oferece todo o equipamento, como macacão e capacete. As vagas são limitadas. As inscrições estão abertas no site www.fvee.com.br

Acesse o site também para mais informações e para saber como participar das provas da Fórmula Vee no Campeonato Paulista, na Copa ECPA e na FVee. Siga também no Instagram, Facebook, Threads e TikTok em @formulaveebrasil, ou escreva para contato@formulavee.com.br

Programação da 7ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, no Velocitta, em Mogi Guaçu (horários de Brasília):
Sexta-feira (22/9)

Treinos livres às 10h e às 13h20 (30 minutos cada)
Treino classificatório: 16h05 (15 minutos)
Sábado (23/9)
1ª prova, largada às 11h15 (15 voltas)
2ª prova, largada às 15h50 (15 voltas)
As duas provas com transmissão ao vivo pelo site
www.fvee.com.br e pelo canal oficial da Fórmula Vee Brasil no YouTube.

Classificação geral do Campeonato Paulista após a 6ª de 8 etapas, com descarte dos dois piores resultados:

1)      Levi Simões – 190 pontos

2)      Pedro Antunes – 159

3)      Laurent Guerinaud – 157

4)      Lucas Veloso – 147

5)      Gabriel Marçon – 134

6)      Ara Mendonça/Marcos Fortuna – 108

7)      Caio Castro – 88

8)      Daniel Rienda – 81

9)      Vinícius Brito – 76

10)   Felipe Oliveira – 59

11)   Otavio Artoni – 56

12)   Helder Miloch – 54

13)   Matheus Coutinho – 50

14)   Vyctor Sgarbi – 47

15)   Kauan Morais – 43

16)   Sandro Andrade – 39

17)   Vini Francisco – 34

18)   Diogo Morais – 29

19)   Renan Casseta – 27

20)   Lucas Welfane – 24

21)   Fábio David – 24

22)   Jackson Brito – 18

23)   Guilherme Ribeiro – 17

24)   Vinas de Andrade – 16

25)   Bruno Caravaggi – 15

26)   Rafael Riquetto – 14

Classificação da FVee Júnior (14 a 21 anos):

1)      Pedro Antunes – 198 pontos

2)      Otavio Artoni – 174

3)      Gabriel Marçon – 74

4)      Kauan Morais – 38

Fotos: Fernando Santos/Divulgação FVee

O piloto Pedro Antunes (#17) em prova da Fórmula Vee no Velocitta, que recebe a etapa especial em comemoração aos 60 anos da categoria


Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem