Ao redor do mundo, 129 milhões de meninas estão fora da escola. Estima-se ainda que, devido à pandemia do coronavírus, outras 20 milhões de meninas possam desistir dos estudos. As barreiras para a educação de meninas incluem a pobreza, o casamento infantil e a violência de gênero.
Reconhecendo o trabalho de seus associados em diversas partes do mundo para empoderar meninas, o Rotary International nomeou a advogada Elaine Ruiz como uma das seis “Pessoas em Ação” do Rotary International: Campeões do Empoderamento de Meninas por seu trabalho para capacitar profissionalmente meninas que passaram pelo sistema socioeducativo. Elaine é também educadora e associada do Rotary Club de Senador Guiomard (AC).
O projeto “Alinhavando o Futuro”, criado e liderado por Elaine, começou oferecendo noções básicas de corte e costura a meninas egressas do sistema socioeducativo. Posteriormente, os cursos passaram a oferecer técnicas mais elaboradas de costura, incluindo a customização de roupas. Outras técnicas também foram acrescentadas aos cursos, como a de decoração de sandálias, confecção de bonecas e habilidades para o mercado de trabalho.
Desde que foi criado, em 2017, o projeto já atendeu 146 socioeducandas, de 12 a 18 anos.
“Perceber que o resultado do meu empenho e dedicação foi reconhecido evidencia um olhar diferenciado do Rotary International para meu trabalho. Isso me estimula a continuar me dedicando ainda mais à causa e fazer com que esse esforço valha a pena em todos os sentidos. Juntos, podemos mostrar a essas jovens que é possível seguir uma nova trajetória de vida, longe da violência e dos atos infracionais”, destaca Elaine, sobre o reconhecimento recebido da organização internacional da qual faz parte.
Em rodo o mundo, os associados do Rotary estão criando soluções em parceria com as comunidades para oferecer recursos imediatos para ajudar meninas a superar essas barreiras, incluindo: acesso à educação, serviços anti-abuso, atendimento de saúde e higiene menstrual.
“Nossos ganhadores têm dado passos extraordinários para melhorar a vida das meninas”, afirmou Shekhar Mehta, presidente do Rotary International. “Um investimento em meninas apoia seus direitos hoje e oferece um futuro mais equitativo e próspero. Isto é mais do que o comprometimento de apenas um ano de nossa organização, isto está arraigado em nossos valores e é central para nossa missão de servir as comunidades”.
Os associados do Rotary desenvolvem e implementam projetos sustentáveis que combatem doenças, promovem a paz, fornecem água limpa, apoiam a educação, salvam mães e crianças, estimulam o crescimento das economias locais e protegem o meio ambiente. Mais de US$ 5,3 bilhões já foram investidos por meio da Fundação Rotária para apoiar estes programas mundialmente.