Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) frustraram os planos de fuga de cinco detentos da cela A/4 do pavilhão Q do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na tarde desta sexta-feira, 15. Os detentos fizeram o início de um buraco na parede da cela, por onde empreenderiam a fuga.
De acordo com a equipe de plantão, durante verificação de estrutura realizada no pavilhão Q por volta das 17h30, os policiais penais identificaram o buraco na parede da cela e retiraram os detentos.
Diante do ocorrido, os presos foram encaminhados para o isolamento preventivo e, posteriormente responderão a processo administrativo disciplinar. Eles serão encaminhados à Delegacia de Flagrantes na manhã desse sábado, 16, para o registro da ocorrência e os procedimentos de costume.
De acordo com o diretor da unidade, Fagner Souza, embora os presos estejam no pavilhão Q, estes se encontram cumprindo período de quarentena por terem entrado recentemente no Complexo Penitenciário, o que justifica a possibilidade de dividirem a mesma cela. “É importante destacar que o pavilhão Q, além de receber os detentos com suspeita e os casos confirmados de Covid-19, também conta com ala específica para a quarentena dos detentos recém chegados ao presídio”, afirmou.
Ascom/Iapen