Bruna Lopes - A Semana Santa é a ocasião em que os cristãos lembram da paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Entre jejuns e orações, a Igreja Católica prepara uma vasta programação até o domingo de Páscoa, 27. Na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, as atividades começam às 19h do sábado, 19, com a Bênção dos Ramos e a Santa Missa.
No domingo, 20, as atividades iniciam às 5h30 com a Bênção dos Ramos; 5h45 com a Procissão dos Ramos; 6h com a Santa Missa; 8h; 17h e 19h com Bênção dos Ramos e Santa Missa. Nos dias 21 e 22 acontecem confissões nos períodos da manhã e tarde e às 19h a Santa Missa. Na quarta-feira, 23, as confissões ocorrem sonete das 16h às 18h50 com a Missa Crismal às 19h.
Na quinta-feira, 24, ocorrem confissões pela manhã e tarde e às 19h a Celebração da Ceia do Senhor (Lava-Pés) e das 20h30 até às 21h30 acontece o Início de Adoração ao Santíssimo. Essa tradição relembra o gesto de humildade e amor de Jesus, mesmo dia da com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica.
Na sexta-feira da Paixão é o dia em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Cristo, através de diversos ritos religiosos, como caminhadas penitenciais, Viassacra, cantos e orações.
As confissões ocorrem apenas pela manhã e às 15h inicia a Celebração de Paixão e Morte de Cristo. Às 17h, acontece a Procissão do Cristo Morto e às 18h30 a Encenação da paixão e Morte de Cristo (em frente ao Palácio Rio Branco) com bênção final às 20h.
No sábado, 26, chamado de Sábado Aleluia, ocorrem confissões pela manhã e às 19h a Celebração da Vigília Pascal.
No domingo, 27, ‘Domingo da Páscoa’, é um dos dias mais importantes para a Igreja Católica. Nesse dia, a Igreja celebra a Ressurreição. É a vitória da vida sobre a morte. E com a ressurreição de Jesus, os cristãos também são convidados a viver uma vida nova, baseada no exemplo de amor e de fidelidade de Cristo a Deus.
Neste dia, as atividades iniciam cedo, às 4h, com o Alvorecer da Ressurreição (Chegada à Concha Acústica) e 5h a Santa Missa, no mesmo local. Ainda no domingo, às 6h, 8h, 17h e 19 h acontecem missas na Catedral.
Fonte: jornal A Gazeta do Acre