Participação na vida democrática do país também é um direito garantido a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Portanto, a partir desta quarta-feira,29, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realiza atendimento biométrico no Centro Socioeducativo Aquiry. Dois kits biométricos ficarão à disposição dos internos, familiares e funcionários até sexta-feira, de 8h às 17 horas.
“O pedido foi enviado pela direção do abrigo a fim de garantir que os internos possam exercer seu direito de cidadania, bem como garantir que tenham a documentação em dia, a fim de evitar restrições administrativas, permitindo a participação dos mesmos em cursos oferecidos no Centro, e programas sociais”, disse a secretária administrativa do Centro, Patrícia Oliveira.
Dos 83 internos do local, 77 estarão fazendo alistamento eleitoral ou regularização do título. De acordo com a secretária, o serviço também será oferecido aos socioeducandos do Centro Social Santa Juliana e Mocinha Magalhães nesta quinta-feira, 30.
Atualmente, 172 mil eleitores de Rio Branco, que representam 75% do eleitorado, realizaram o recadastramento biométrico. O TRE alerta aos eleitores que o procedimento é obrigatório a todos os cidadãos de Rio Branco. Quem não o fizer terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2014, além de sofrer outras restrições.