A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta sexta-feira (13), o Chama a Guia, uma assistente virtual que vai facilitar o acesso dos visitantes às informações turísticas da capital. O lançamento ocorreu durante cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) e contou com a execução do Hino de Rio Branco.
Durante o evento, o professor Alceu Ranzi entregou simbolicamente o Projeto de Lei que propõe transformar Rio Branco na “Capital dos Geoglifos”. A proposta busca valorizar esses patrimônios arqueológicos, impulsionar o turismo, fomentar pesquisas científicas e preservar os grandes desenhos geométricos construídos no solo por civilizações ancestrais.
“Os geoglifos estão no Acre, Amazonas, Pando e Peru. Tornar Rio Branco a capital significa reconhecer que estamos no centro desse legado”, destacou Ranzi.
Além dos três Centros de Atendimento ao Turista (CATs) já existentes na rodoviária, aeroporto e centro, a nova assistente virtual amplia o suporte aos turistas. A plataforma está disponível no portal de turismo da Prefeitura e oferece informações 24 horas sobre atrativos, roteiros e serviços da cidade.
“É uma ferramenta que garante praticidade, informação e acolhimento ao visitante”, reforçou Ezequiel Bino, secretário da SDTI.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a cidade está preparada para receber turistas, com espaços revitalizados, como a Via Chico Mendes, o Parque Chico Mendes e os novos viadutos, que já se tornam cartões-postais de Rio Branco.
