"Parque Chico Mendes: Herança Verde e Sustentabilidade" – Curta-metragem destaca importância ambiental, cultural e turística do espaço em Rio Branco


Com duração de 14 minutos, o curta-metragem documental "Parque Chico Mendes: Herança Verde e Sustentabilidade" mergulha no coração de um dos espaços verdes mais simbólicos do Acre. Dirigido pela jornalista Lunayra Valdez, a obra vai além da contemplação ambiental: é um convite à reflexão, à preservação e à valorização da herança deixada por Chico Mendes, seringueiro, líder ambientalista.


A produção busca alcançar diferentes públicos com um objetivo claro: estimular a população a cuidar, ocupar e valorizar o Parque Ambiental Chico Mendes como espaço de lazer, cultura, educação e turismo sustentável. Ao retratar a presença de frequentadores, o olhar sensível de um historiador e os apontamentos de uma socióloga, o documentário oferece um panorama rico e acessível sobre a importância do parque e sua conexão com a memória viva de Chico Mendes.

“A produção traz de forma resumida o legado cultural de Chico Mendes para os acreanos, além de valorizar o espaço como ponto turístico e incentivar a utilização do parque para desenvolver atividades de lazer com a família. Então, esse é o objetivo: valorizar o que temos na nossa cidade”, destaca Lunayra.

Gravado inteiramente no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, o curta apresenta depoimentos emocionantes de moradores que frequentam o espaço e o veem como um refúgio urbano e um elo entre gerações. 

O projeto é financiado pelo Edital de Incentivo à Cultura, Arte e Patrimônio da Fundação Elias Mansour, com apoio do Governo do Estado do Acre. Além de exibições gratuitas em escolas públicas da capital, o documentário será disponibilizado no YouTube, democratizando o acesso ao conteúdo e ampliando seu alcance educacional.

Outro destaque da obra está em seu compromisso com a acessibilidade: o curta conta com legendas e interpretação em LIBRAS, tornando-se inclusivo para pessoas com deficiência auditiva e reforçando a ideia de que a educação ambiental deve ser um direito universal.

Ao unir cultura, memória e meio ambiente, “Parque Chico Mendes: Herança Verde e Sustentabilidade” transforma-se em mais que um documentário – é uma ferramenta de conscientização e valorização daquilo que nos cerca e nos forma como sociedade. Uma conexão entre a floresta, o povo acreano e o legado eterno de Chico Mendes.



Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem