A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) realiza, nesta quinta-feira, 29, a inauguração do Observatório da Indústria do Acre.
Estratégica para a FIEAC e para o setor produtivo acreana, a unidade é integrada à Rede de Observatórios do Sistema Indústria Nacional. Seu objetivo é fornecer dados e análises que auxiliem nas decisões estratégicas de entidades e parceiros, para o desenvolvimento da indústria acreana e de todo o estado do Acre.
O espaço têm como propósito aplicar conhecimento e conectar pessoas com soluções inteligentes para transformar a sociedade e os negócios do futuro, além de possibilitar acompanhar as transformações tecnológicas, econômicas e sociais a fim de construir estratégias para agir antecipadamente a mudanças e contribuir para crescimento da competitividade industrial.
A Rede de Observatórios é composta por 23 Observatórios espalhados pelo território nacional e o Instituto Amazônia+21. Possui uma rede colaborativa, que oferece serviços, incluindo inteligência de negócios, desenvolvimento regional, indicadores, prospectiva para o mercado de trabalho, entre outros serviços.
O setor industrial é o principal gerador e disseminador de inovação e transferência de tecnologias, por isso é um grande motor analítico, que consegue gerar insights acionáveis sobre a indústria local e nacional.
Ao criar cenários possíveis de futuro, o serviço de dados permite utilizar as informações coletadas para tomada de decisões assertivas e calcular mudanças estratégicas necessárias ao longo do tempo gerando uma vantagem competitiva para as indústrias.

