A ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul realiza, neste sábado (dia 24.08), uma oficina sobre aleitamento materno na comunidade indígena Puyanawa. Os Puyanawa habitam as aldeias Barão do Rio Branco e Ipiranga, no município de Mâncio Lima, no Vale do Juruá, a cerca de 700 quilômetros de Rio Branco, no Acre.
A ação, batizada de “Agosto Dourado – Amamentação: Apoie em Todas as Situações”, será promovida anualmente, com o objetivo de capacitar gestantes e lactantes com informações essenciais sobre amamentação e doação de leite humano, respeitando e integrando os conhecimentos tradicionais da comunidade.
A atividade contará com a participação de docentes e estudantes do 2º, 4º e 6º períodos do curso de Medicina da ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul. A iniciativa proporcionará aos acadêmicos e à comunidade Puyanawa uma oportunidade valiosa para a troca de experiências.
Ainda como parte da programação do Agosto Dourado, no último dia 2 deste mês, a Diretora da ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul, Simone Rigo, foi convidada a participar, como palestrante, da campanha "Agosto Dourado: Juntos pela Amamentação". O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul (SEMSA), em parceria com o banco de leite humano do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, visando a incentivar a amamentação na comunidade local.
Simone ressaltou a importância da participação no evento, destacando a oportunidade de compreender melhor a comunidade indígena e discutir a relevância da amamentação. “Foi uma excelente chance para conhecer as especificidades da comunidade e abordar a importância da amamentação, especialmente em contextos indígenas”, afirma Rigo.