Pontos de vista do turismo


Não é de hoje que ouço ou ouvimos, que no Estado do Acre não existe turismo, pois não temos praia, não temos grandes festas com atrações nacionais, que não se gera emprego e assim por diante.

Até certo ponto e época assumi o lado dessas pessoas que criticavam a ausência turística, devido me incomodar em termos espaços públicos para serem abertos e viverem fechados por falta da mão de obra.

Isso mudou durante os seis meses que convivi com um grupo de pessoas extremamente esforçados e eficientes, da Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo (Sete), local em que atuei na comunicação, por meio de convite para a assessoria de imprensa.

Acreditei não haver nada de novo, pois essa seria a minha segunda experiência na mesma repartição pública. O ano era 2012 e a secretaria era tratada como se fosse um departamento e se localizava anexa ao estádio Arena da Floresta.

Em 2022 ela se encontrava nas dependências do antigo Hotel Pinheiro, pertencente a um saudoso companheiro de Rotary Club, George Pinheiro. Lá os quartos de um dos hotéis mais antigos da cidade, se tornaram salas comerciais para atender as necessidades do governo estadual.


Me deparei com diversos materiais sobre o Estado do Acre e não acreditei que aquilo tudo estava acumulando dentro da secretaria e não estava no meio do mundo como folhetos, livros, fotografias, pendrives entre outros brindes que fazem referência ao meu estado.

Para minha sorte, também fora convidada a trabalhar na secretaria, uma querida amiga e colega jornalista, Ana Cristina, que assumiu a chefia de gabinete e para melhorar a surpresa do se tivesse combinado não teria dado tão certo, o Márcio Pereira assumiu como secretário de estado, na pasta do turismo.

Em menos de um mês já estávamos colocando o bloco na rua, abrimos canais de comunicação local e fora da bolha do Acre. Passamos a pautar todos os veículos de comunicação acreano, região norte e sudeste do país.


Depois dessa experiência fascinante e que estava sendo motivado pelo secretário e a chefe de gabinete, produzimos uma série para a tv, que usamos inclusive no rádio e redes sociais. A motivação foi tanta que batalhei para entrar no Conselho Estadual de Turismo, me candidatei, porém ainda não obtive resposta, mas passei a integrar o Conselho Municipal de Turismo, onde continuo dando minha contribuição para mostrar o nosso turismo.

No próximo texto vou comentar a respeito das campanhas existentes e do tamanho que é a equipe da Sete. Uma secretaria pequena e que é responsável na realização macro das duas maiores feiras agropecuárias do estado, a Expoacre e a Expojuruá.

0 Comentários

Postar um comentário