Como uma grande apoiadora do esporte, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), tem firmado parcerias para atividades esportivas gratuitas para a comunidade no Centro da Juventude, localizado na Praça do Cidade Nova.
Dentre elas, destaca-se o Jiu-Jitsu, uma arte marcial desenvolvida no Japão que, a cada ano, ganha adeptos no mundo e está sendo ofertada pela municipalidade.
Durante o mês de fevereiro, as inscrições estão abertas para as turmas de:
“Você, papai ou mamãe, pode vir aqui no Centro da Juventude fazer a inscrição do seu filho. Quem também é maior de idade, pode vir. Estamos aqui, abertos das 7h às 14h, se você chegar às 14h, a gente vai lhe atender, todos serão bem-vindos. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço”, explicou o coordenador do Centro, Rodrigo Martins.
Segundo a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, a prefeitura busca levar dignidade à população, por meio de oportunidades como essa. A gestora ainda destacou que a ideia é expandir esse projeto para outras regionais da capital.
“Estamos sempre com a orientação do nosso prefeito cuidando de gente. Então essa atividade é para cuidar de nossas crianças e jovens. A gente trabalha nessa perspectiva para que eles possam realmente ter um caminho bem positivo em suas vidas.”
Câmera do celular e olhos atentos ao tatame. É assim a rotina da Elisa Cordeiro, mãe do Bryan Rodrigues, de 12 anos, que está matriculado na turma de Jiu-Jitsu há quatro meses. De acordo com a artesã, essa oportunidade do filho praticar o esporte só está sendo possível devido a iniciativa da Prefeitura de Rio Branco, tendo em vista que até o kimono (roupa necessária para a prática do esporte), foi dada pelo município.
“Eu vinha do posto de saúde, passei aqui e vi a placa anunciando. Me informei, trouxe a documentação necessária e então fiz a inscrição. Ele está a todo vapor, estamos aqui toda segunda e quarta-feira, a partir das 14h e ele está gostando muito, se desenvolvendo e sonhando em ser um grande lutador de Jiu-Jitsu. Então, estou muito contente com essa ação da prefeitura de permitir que essas crianças façam parte de um projeto tão bonito como esse”, destacou.
Para o mestre Valter dos Santos, presidente do Centro de Treinamento Valter Combate, a parceria tem gerado bons frutos, pois mostra aos jovens atletas uma perspectiva de crescimento por meio do esporte.
“A gente começou com esse projeto há um ano. Cederam o espaço e estamos aqui convidando também outras crianças. Eu convido todos os pais e mães a fazerem parte desse projeto, traga seu filho. Vamos fazer a diferença na vida dessas crianças.”