As escolas estaduais Rosaura Mourão da Rocha e Delzuite Barroso assinaram o termo de adesão ao programa Defensores do Futuro, nesta terça-feira, 20, no Núcleo de Educação do município de Tarauacá. O encontro oportunizou também a apresentação das ações, além da construção do cronograma de execução das atividades.
Na sua quarta edição, o programa Defensores do Futuro, promovido pelo Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), atua em Rio Branco, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul e agora em Tarauacá.
O programa visa contribuir com a missão da DPE/AC na promoção dos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa. Bem como, contribuir com o fortalecimento da educação para a cidadania de crianças e adolescentes, colaborando para redução de violências nas escolas públicas do estado do Acre.
As ações que compõem o programa, como as Trilhas de Educação Emocional, em Direitos e Empreendedora (Projeto TEEDE) e Protagonize, aplicadas para alunos do 6º ao 9º ano, pais e profissionais de educação, contam com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Sebrae no Acre.
No ato de adesão das novas escolas, a DPE/AC foi representada pela coordenadora do programa, Rosiane Lima e a assessora do Núcleo de Cidadania, Lucicley de Souza. Participaram ainda, a representante do Sebrae, Joelma Mourão, as representantes da SEE Irteni Nunes e Patrícia Souza, a coordenadora do Núcleo de Educação de Tarauacá, Janaína Furtado e as gestoras das escolas Rosaura Mourão e Delzuite Barroso, Jocilene Ozório e Adriana Oliveira, respectivamente.
Visita nas Escolas
Ainda compondo a programação, a equipe da DPE/AC e representantes das instituições parceiras também visitaram as instalações das escolas que aderiram ao programa Defensores do Futuro visando o alinhamento das ações e inserção das atividades no calendário do ano letivo.