A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do programa “Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, promoveu nesta sexta-feira, 6, assistência jurídica integral e gratuita para comunidade rural do Ramal da Piçarreira, localizado no Benfica, em Rio Branco.
A ação que visa garantir o acesso à justiça por meio dos serviços oferecidos, foi realizada pelo Núcleo da Cidadania da DPE/AC, em parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) no Acre, mediado pela Coordenadora Estadual e Municipal do MMC, Terezinha de Jesus.
Foi no quintal da dona Terezinha, aproveitando a sombra da mangueira para refrescar do calor que fazia nesta manhã, que a Van dos Direitos estacionou para levar assistência jurídica à comunidade que aguardava pelos atendimentos.
Militante de causas sociais e dos menos favorecidos há mais de 37 anos, dona Terezinha agradeceu pelo serviço prestado pela DPE/AC. “Muitas pessoas aqui da comunidade não conhecem os seus direitos, elas também nem acreditaram quando falei que a Defensoria viria pra cá, e vocês vieram, mostrando que não são um órgão que atende somente em suas salas, no sofá e ar-condicionado”, disse.
“Chegar até essas pessoas é abrir novos horizontes, é garantir os direitos que temos. Agradeço muito a Defensoria Pública por esse olhar, por chegar até aqui, por ajudar tantas pessoas que necessitam”, frisou.
Participaram da ação, os assistentes jurídicos Gustavo Massuqueto e Laura Holanda, com o apoio do servidor do Núcleo da Cidadania, Rivelino Castro.