Subir em postes, trocar transformadores e fazer instalações são serviços perigosos e devem ser realizados apenas por profissionais autorizados. Além disso, a intervenção de qualquer cidadão que tenta fazer serviço no sistema é considerada crime.
Manusear cabos energizados não é uma tarefa simples. Requer conhecimento e muito treinamento, além de uma série de cuidados e equipamentos de proteção para evitar acidentes que podem ser graves e fatais.
“Temos atuado na orientação e disseminação da informação sobre os cuidados com a rede elétrica. Mas ainda há muitos casos de pessoas que por conta própria tentam mexer na rede, colocando a própria vida em risco e gerando impacto para a população, como a falta de energia”, comentou a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.
Intervenção na rede causa prejuízo e é crime
A Energisa destaca que a empresa tem equipes de manutenção de prontidão para atuar no Acre. O atendimento é 24 horas e deve ser solicitado pelos canais de atendimento. Continuamente, a empresa orienta à população sobre os cuidados com a rede elétrica.
“Por ser uma questão de segurança e que pode ocasionar morte, a ação de intervenção na rede é configurada crime. Atualmente está previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Quando isso acontece, registramos o boletim de ocorrência para que todas as providencias legais possam ser tomadas”. Apesar desse ato ser uma atitude isolada, ele tem uma consequência coletiva e é por isso, que no Brasil, é considerado um crime, comenta Augusto Felipe da Silveira Lopes de Andrade, gerente jurídico da Energisa Acre.
Orientações de segurança
As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.
Além de ser crime, mexer na rede elétrica por conta própria é perigoso e pode causar acidentes fatais. “Essas pessoas estão colocando a sua vida em risco e de todos que estão próximos. Além disso, as intervenções atrapalham no restabelecimento rápido e seguro do sistema, causando prejuízo a própria população. Orientamos, novamente, que somente a Energisa pode fazer intervenção na rede, pois possuímos equipes preparadas para realizar os serviços com segurança e qualidade”, reforçou Gabriella.
Saiba o que não pode ser feito na rede de energia ou próximo a elas:
· Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;
· Fazer instalações elétricas direto nos cabos dos postes. Além de perigoso é crime;
· Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;
· Realizar pintura de faixadas improvisando extensores no rolo de pintura;
· Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;
· Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.
. Instalação de antenas só devem ser realizadas por profissional qualificado; longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos; O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.
· Nunca arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
· Cuidado com serviços realizados em marquises próximas às redes elétricas;
Canais de atendimento ao cliente
- Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
- Gisa: https://gisa.energisa.com.br/
- Site: www.energisa.com.br
- Call center – 0800-647-7196