Os realizadores, por intermédio da Defensoria Pública da União (DPU) e da deputada federal Antônia Lúcia, idealizaram o itinerante para atender pequenos e médios produtores rurais do município com multas ambientais e/ou terras embargadas. No entanto, os atendimentos da DPE/AC, realizados pela defensora pública Ariela Lima Andrade e pela assistente jurídica Aline Lima, não se limitaram à pauta.
“A Defensoria Estadual presta um atendimento mais amplo, desde de questões relativas a empréstimo bancário, questões de família, até serviços de consulta de processos criminais. Então nós podemos dar um atendimento mais amplo para a população, afinal, se trata de um serviço público que funciona e é acessível”, explicou a defensora pública Ariela Andrade.
Além dos atendimentos, a defensora participou de reunião com representantes da DPU, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Sindicato Patronal Rural e moradores dos ramais, em busca de soluções para as demandas apresentadas pelos produtores rurais.
Sobre a participação da DPE/AC na ação, a defensora destacou a importância do contato da Defensoria Pública com a comunidade. “É muito importante que estejamos mais próximos da população assistida, algumas dessas pessoas sequer conhecem seus direitos e esta é uma oportunidade de prestar o atendimento e da população ter acesso direto ao defensor para esclarecer suas dúvidas”, disse.