Quando estamos buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, enfrentamos muitos obstáculos e por várias vezes nos sentimos frustrados e sem alternativas.
Lembro bem da minha jornada há pouco mais de um ano em que eu estava em busca de recolocação pós-maternidade, passando por diversos processos seletivos e sofrendo discriminação na maioria deles.
Na posição de candidata e sem saber o que fazer me falaram a respeito do Linkedin e então resolvi conhecer melhor essa rede de relacionamento profissional.
Confesso que, eu achava que era mais uma plataforma de procura de vagas, porém, me surpreendi quando passei a acompanhar os conteúdos sensacionais e a quantidade de insights que fui tendo a medida que aprofundava meu conhecimento .
Sempre gostei muito de escrever e o Linkedin acabou sendo um “refúgio” onde eu relatava as minhas experiências procurando emprego.
Passei a ingressar em grupos de networking, interagir com outros profissionais e pesquisar formas de gerar renda já que o trabalho formal não estava sendo um caminho viável.
Consegui uma oportunidade como recrutadora autônoma e passei a conduzir os processos seletivos da forma como eu gostaria de passar por eles e que outrora no cargo de gerência sempre fazia dessa forma humanizada e empática.
Ganhei destaque e fui considerada uma das melhores headhunters na maior plataforma de R&S da América Latina. Concomitantemente continuava a produzir conteúdo de forma a auxiliar as pessoas com assuntos relacionados ao mundo RH, carreira, mercado de trabalho, seletivas, dentre outros.
Meus textos passaram a impactar a vida das pessoas e então resolvi fundar a minha consultoria de reformulação curricular, orientações de Linkedin e de entrevistas de emprego.
Aprendi e aprendo muita coisa a cada dia e gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas:
- Mantenha seu currículo e Linkedin atualizados independente se está buscando recolocação ou não;
- Estabeleça Networking genuíno com as pessoas: interaja, acompanhe o conteúdo, participe de grupos e cultive essa troca;
- Posicione-se na rede através de postagens, artigos, vídeos, imagens... Não importa! O que interessa é produzir conteúdo de qualidade, disseminando conhecimento e gerando visibilidade, credibilidade e consequentemente oportunidades;
- Siga as empresas que te interessam e se conecte com os colaboradores, assim você passa a acompanhar o conteúdo dessas organizações e gera vínculos profissionais;
- Envolver-se em polêmicas não é saudável para a construção da sua marca pessoal; Por isso antes de entrar em uma “treta” verifique se aquilo vai agregar de alguma forma e nunca é demais lembrar que discordar é diferente de ofender;
- Encontrou algum conteúdo em que você discorda, mas gostaria de estabelecer um debate saudável? É bacana quando a outra pessoa entende a sua intenção. Mas caso note que a conversa está tomando outra direção, não prolongue e não perca sua razão;
Em redes sociais estamos predispostos a receber todo tipo de comentário, visto que é uma rede de relacionamento. Portanto, pratique a Comunicação Não Violenta e não embarque na “onda” de algumas pessoas que adoram “causar” na rede.
Está vendo conteúdos que não te interessam? Você pode clicar nos 3 pontinhos ao lado da publicação e parar de seguir.
Alguma pessoa foi preconceituosa, ofendeu sua moral, valores, praticou assédio ou disparou palavras de baixo calão? Através dos 3 pontinhos que eu mencionei anteriormente, você pode denunciar esta criatura.
ELABORAÇÃO CURRICULAR
Muita gente tem dúvidas de como elaborar o próprio currículo, então seguem algumas orientações necessárias:
Conteúdo vale muito mais do que beleza, ao escolher um layout, opte pelo mais simples, mas que contenha todas as informações pertinentes a oportunidade na qual está se candidatando;
OBS: Se optar por um currículo mais "visual" preste bastante atenção no tipo de empresa e se faz sentido para o seu segmento de atuação. Muitos mecanismos de ATS não leem caixa de texto.
Utilize fontes, tamanhos de letra e cores que facilitem a leitura: Times, Arial, Verdana, Fontes 10 ou 11 dependendo da fonte e se quiser destacar os títulos utilize cores neutras como o cinza por exemplo.
Nos dados pessoais, coloque seu nome em destaque, e-mail, telefone, link do Linkedin (se ativo e atualizado), localidade (bairro e estado) e telefone com DDD.
No Objetivo profissional, deixe expresso o cargo para o qual está se candidatando.
O Resumo Profissional serve como um "apanhado" geral das suas atividades sem entrar em detalhes. Lembrando sempre de reunir as palavras-chave: Veja vídeo abaixo sobre o assunto.
Na Formação Acadêmica, informe: Curso, Instituição e Ano de Conclusão. Se não tiver concluído ainda, coloque "cursando"e o possível ano de conclusão.
Na parte de Idiomas, informe qual e o nível de proficiência (não minta de forma alguma);
Em Experiência Profissional, coloque o nome da empresa, cargo, mês e ano de entrada, mês e ano de saída e detalhe todas as atividades realizadas.
No campo Cursos, coloque de preferência aqueles realizados de 3 anos para cá. Se for certificação sem prazo de expiração, não tem problema colocar independente do tempo. Informe todos que sejam relevantes ao cargo em questão.
Pode usar um campo a mais para colocar Demais Informações que sejam pertinentes, como por exemplo, uso de algum software específico.
LINKEDIN
Preencha todos os campos: Coloque uma foto atual com fundo neutro, de preferência do ombro para cima, use uma imagem de capa que remeta ao que você faz, coloque na headline (abaixo do seu nome), termos que se refiram ao seu segmento profissional e ao que você procura.
Na parte do Sobre, se apresente: Imagine que está encontrando alguém pela primeira vez e conte sobre você, sobre sua trajetória. Lembrando que, este campo deve conter as palavras-chave que remetam a sua atuação e é o primeiro campo que os recrutadores tem esse contato mais "aprofundado" a respeito de você.
Nas competências, observe aquelas que mais se aplicam ao que você faz: os recrutadores também filtram pelo que está descrito neste campo.
As recomendações são muito importantes porque mostram a percepção de outras pessoas a respeito do seu trabalho e de você.
PREPARAÇÃO PARA ENTREVISTAS
Muitas pessoas não conseguem a oportunidade tão sonhada porque não conseguem transmitir todo seu potencial.
Na busca por uma vaga é muito importante que exista uma preparação prévia e planejamento.
Portanto, esteja sempre atento às mudanças no mercado de trabalho, se capacitando constantemente para não ser "pego" de surpresa.
É muito importante:
- Conhecer seus resultados e como você os atingiu (métricas são primordiais);
- Mencionar alguns exemplos reais pelos quais você passou e como os executou para exemplificar seu sucesso naquela situação questionada;
- Não Minta! O recrutador saberá reconhecer se está falando a verdade ou não por meio de perguntas específicas e ser "flagrado" nessa situação não é agradável;
- Recitar currículo não é uma boa alternativa. Sabe-se que o nervosismo atrapalha numa seletivas, mas se você conhece de fato a sua trajetória e no que você pode agregar, tudo flui naturalmente;
- Pesquisar sobre a cultura organizacional da empresa em questão também é muito importante para embasar seus argumentos;
- Grave as suas apresentações e depois assista e mostre para alguma amigo, familiar, recolha os feedbacks e vá se aprimorando;
- Treine formas criativas de responder as perguntas clichês realizadas nos processos seletivos... Não deveriam existir... Mas infelizmente muitos ainda as fazem.
Segundo dados da Consultoria Robert Ralf, a seguinte pergunta foi feita a diversos recrutadores brasileiros: o que mais te chama atenção em um candidato numa entrevista de emprego? Apenas 13% dos recrutadores indicaram que habilidades técnicas é o aspecto mais chamativo em um candidato. Confira os números da pesquisa:
- Perceber que se encaixa à cultura e clima da empresa - 29%
- As habilidades comportamentais - 26%
- A apresentação de resultados atingidos em empresas anteriores - 17%
- As habilidades técnicas - 13%
- Perceber que ele está realmente interessado na vaga - 7%
- Perceber que ele se preparou para entrevista - 3%
- A capacidade de comunicação - 3%
- Outros - 3%
Portanto, busque sempre se desenvolver e entenda que Currículo, Linkedin e Entrevista são complementares: Desenvolva um currículo assertivo, mantenha seu Linkedin ativo e atualizado, porque através dele podem surgir oportunidades e se prepare constantemente para as entrevistas identificando possíveis "gaps" e encontrando soluções para os mesmos.
Por fim, não fique falando que vai fazer... FAÇA!
Gostou do conteúdo? Você pode me acompanhar também pelo Instagram: line_voice
Precisa de reformulação curricular, orientação de entrevista, linkedin? Ou procura por alguém para ministrar uma palestra, consultoria organizacional ou divulgação? Pode me procurar inbox ou pelos e-mails: alinesocosta88@gmail.com / alinesousa@projetoelevate.com.
Acompanhe também minhas lives todas as quintas-feiras às 19h nesse perfil.
De Aline Sousa