Crimes ambientais podem ser denunciados pelo telefone 3228-5765. Flagrados serão multados e presos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) participa da operação integrada para combate às queimadas urbanas e rurais em Rio Branco. As ações começaram na manhã desta sexta-feira, 5, com a participação de órgãos como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Batalhão de Polícia Ambiental e Comando Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O CIOPAER utilizou o helicóptero Comandante João Donato para localização aérea dos focos de incêndios.
“Estamos com as equipes fiscalizando e monitorando toda a cidade. Cerca de trinta bairros são monitorados diariamente. Há muitas queixas e nós temos o disque denúncia para que as pessoas possam fazer as ocorrências. O número é 3228-5765”, informou Janira Melo, chefe de Fiscalização Ambiental da SEMEIA.
“É uma grande operação, que começa hoje em Rio Branco e se estenderá aos outros municípios com maior possibilidade de incêndios”, explicou o coronel Carlos Batista, chefe da Defesa Civil do Estado. Para Paulinho Viana, presidente do IMAC, a fase de conscientização acabou.
“Agora, quem for flagrado fazendo queimadas será autuado e detido”, assegurou. A repressão aumentou por conta principalmente da má qualidade do ar em função do fumaceiro que toma conta da região. “Os níveis estão três vezes mais que o permitido pela Organização Mundial da Saúde”, disse o coronel Batista.