O SinproAcre deu mais um passo para a fixação do piso dos professores na manhã desta quarta-feira (09/03) com a entrega do abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas de educadores a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (SEE) confirmando a fixação do piso nacional para a categoria. A entidade, agora, aguarda o encaminhamento da proposta para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Ainda na manhã de quarta-feira, o Sinteac acabou acatando a proposta do reajuste de 19,48% proposto pelo SinproAcre. A presidente do sindicato genérico, Rosana Nascimento, havia proposto apenas 15% de aumento, o que foi recusado pelos docentes.
“Nossa proposta de 19,48% garante o piso, o que favoreceu os educadores. É preciso lembrar que o governo do Estado já aceitou, bastando levar para a Assembleia Legislativa aprovar, garantindo os R$ 2.402,60”, explicou a presidente do Sindicato dos Professores, Alcilene Gurgel.
A negociação deixa clara a suspensão da VDP por dois anos, uma proposta que também foi aceita pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos e Apoio Administrativo Educacionais do Estado do Acre (Sintae).
“A VDP não é ofertada para todos, porque é um prêmio dado para 30% que conseguem chegar aos 100% dos critérios e exigências da lei para o recebimento do recurso, então o piso para os professores e os técnicos representa um ganho para todos”, falou a presidente do Sintae, Antônia Souza da Conceição, a Toinha.
A proposta aceita pelos professores consiste no pagamento da primeira parcela em janeiro de 2017, a segunda seria para agosto de 2017 e a terceira para março de 2018.