CPI dos Fundos de Pensão: Rocha critica a falta de colaboração de Vaccari Neto e é aplaudido

O silêncio do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto durante oitiva na CPI dos Fundos de Pensão, nesta quarta-feira (3), foi considerado desrespeitoso por deputados federais do PSDB. Além de ser uma confissão de culpa do petista, acusado de operar esquema de pagamento de propinas em fundos previdenciários e estruturas do governo federal. O ex-tesoureiro cumpre prisão em Curitiba por envolvimento em atividades ilícitas investigadas pela Operação Lava Jato. Ele já foi condenado em primeira instância a mais de 15 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Além disso, terá de pagar multa de R$ 4,3 milhões.

Vaccari foi convocado a prestar esclarecimentos na CPI após seu nome aparecer em depoimentos de pessoas envolvidas em suposta manipulação na gestão dessas instituições.

O deputado federal Major Rocha (PSDB – AC) afirmou que Vaccari enterrou seu passado de lutas pelos trabalhadores ao se envolver nas irregularidades cometidas desde o início do governo Lula. “O senhor prejudicou o futuro dessas pessoas que aqui estão”, disse o tucano, ao citar os associados dos fundos de pensão, presentes à oitiva. O deputado lembrou ainda que Vaccari foi um dos mentores da arrecadação de propina para alimentar a campanha presidencial de Dilma Rousseff e lamentou que a legislação brasileira ainda seja “benevolente com corruptos”. “O povo brasileiro chegou ao limite. Não dá mais para sustentar uma organização criminosa que se entranhou em toda a estrutura pública”, apontou, ao dizer que Vaccari entra para a história do Brasil como um dos mentores da quadrilha.

Durante seu pronunciamento, Rocha foi aplaudido por várias vezes pelos participantes da oitiva.
Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem