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Cinco dicas para ter sucesso no segmento de franquias

O franchising se consolida cada vez mais como um segmento promissor para quem sonha em ter o próprio negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Além disso, no ano anterior foram abertas 12.702 unidades de franquias em todo o Brasil, mesmo em um período de incertezas econômicas para o país.

Investir em um modelo de franquias é uma ótima oportunidade para quem sonha em ter o próprio negócio. Além de contar com um modelo estruturado e testado pela franqueadora, o setor de franchising apresenta números bastante promissores que consolidam seu valor como oportunidade de investimento. Aluizio de Freitas recomenda cinco dicas para quem quer tirar o plano do negócio próprio do papel em 2016.

Há 36 anos o executivo, que desde 1996 assumiu o cargo de diretor, atua na Sigbol Fashion, rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes nas áreas de confecção e moda, que faturou R$ 8 milhões em 2015 e tem 20 franquias distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, e é pioneira ao oferecer formação no segmento de moda por meio do modelo de negócios de franquias.

1 - Procure uma área em que tenha afinidade
É preciso mais do que apenas gostar, é necessário “amar” a área de atuação e negócio em que pretende investir. Pense e calcule o lucro que deseja obter, mas tenha em mente que o lucro é consequência de uma atividade bem executada, portanto, empenhe-se e dedique-se ao máximo ao seu negócio, assim, você poderá colher os frutos do sucesso do seu empreendimento e terá a satisfação de ver seu próprio negócio seguir em frente.

2 – Assuma um compromisso com seu negócio
É comum alguns empreendedores imaginarem que, por abrir seu próprio negócio, terão mais disponibilidade de tempo para dedicar-se a outras atividades. No entanto, isso acaba se mostrando um engano. O grande desafio é compreender que ao ter sua própria empresa, o empreendedor assume um compromisso integral e precisa se dedicar ao máximo a ele, além de precisar se cercar de colaboradores qualificados. Afinal, em outras palavras, é o olho do dono e suas escolhas que fazem o negócio crescer.

3 – Esteja sempre atualizado
O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo a frente do que é esperado do seu negócio, com o intuito de garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia. Fazer cursos em sua área de atuação pode ser uma importante saída para traçar suas estratégias.

4 - Aprenda a gerenciar as finanças
Boa parte dos novos empreendedores agregam suas despesas pessoais às da empresa, mas para garantir o bom gerenciamento do negócio, é fundamental que você separe seus gastos e mantenha suas reservas de pessoa física independentes das que forem direcionadas à empresa. O novo negócio é um meio de buscar suas realizações profissionais e pessoais, porém o responsável pelo sucesso do empreendimento é o empreendedor e não o contrário.

5 – Planeje suas ações e estabeleça metas
Como empreendedor, é preciso estabelecer um bom planejamento para que sua empresa possa superar com sucesso o processo de maturação – fase em que está se estabelecendo no mercado e buscando o equilíbrio financeiro – e mantenha seu crescimento ao longo dos meses ou prazos definidos para que um objetivo seja atingido. Definir suas ações e traçar metas para o desenvolvimento do negócio é fundamental para que você enxergue com clareza o que está sendo feito e corrija, a tempo e quando necessário, os possíveis contratempos.

Aluizio de Freitas é diretor da Sigbol Fashion– rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes nas áreas de confecção e moda – e está apostando em novas estratégias e investimentos na estrutura interna da rede para seguir com o plano de expansão da marca em 2016. O executivo que conta com um importante know-how de gestão empresarial adquirido por meio de sua formação em administração de empresas com especialização em administração industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV).

Sobre a Sigbol Fashion
Desde a década de 70, o Método Sigbol de traçado de bases vem sendo considerado inovador e revolucionário. Criado a partir de uma simples ideia de uma estilista italiana, o "Siga as bolinhas e seu molde base estará pronto", o método deu origem à primeira unidade da escola no Brasil, em 1982. A Sigbol cresceu e ampliou sua área de atuação acompanhando o mercado da moda brasileira e passou a oferecer um extenso programa de cursos que privilegia o ingresso no mercado de trabalho. A escola de moda prepara as pessoas em várias etapas do processo, desde a criação e produção, até administração e venda.

Franquia

A Sigbol é a única no segmento de franquias que atua na comercialização de cursos de moda. A empresa, que facilitou e profissionalizou o desenvolvimento de moldes para roupas, tem hoje 20 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, mas em cinco anos deve ultrapassar o montante de 250 lojas. A marca ingressou no segmento de franchising em 2011. O investimento inicial para quem quer abrir uma unidade da rede varia entre R$ 69.900 mil e R$ 99.900 mil. A previsão de faturamento de toda a marca para 2016 é de R$ 10 milhões. Mais informações em www.sigbol.com.br ou pelo e-mail expansão@sigbol.com.br.

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