O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC firmou termo de cooperação com o Instituto de Educação Superior Tecnológico Público de Iberia- Tahuamanu do Peru.
Pela parceria, estudantes e professores passarão a desenvolver pesquisas em conjunto, em atividades continuadas de intercâmbio.
O Instituto peruano tem 18 anos de atividades e oferece sobretudo cursos da área das agrárias. São três unidades na província de Madre de Dios, sendo a mais próxima do IFAC a de Tahuamanu. “Também visamos expandir nossas atividades para áreas da construção civil e informática”, comentou o Prof. Manuel Reys.
“Esta parceria é um marco da relação educacional do Brasil com os países irmãos da América do Sul. Não falamos de fronteira, falamos de integração, que é o que buscamos com Peru e, em breve, com a Bolívia”, destacou o reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira.
A primeira visita técnica dos peruanos ao Câmpus Xapuri do IFAC já está agendada para o próximo mês de novembro.
A assinatura do termo entre o reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira, e o diretor Geral do Instituto peruano, Prof. Luís Ignácio Torobeo Velasquez, aconteceu na praça da cidade fronteiriça de Assis Brasil, em ato ocorrido na sexta-feira, dia 25 de outubro.
Do Peru participaram também o diretor de Educação da província de Madre de Dios, Edgar Ramos, o diretor de Gestão Pedagógica de Educação da regional de Madre de Dios, César Mesia, o subdiretor do Instituto de Educação Superior Tecnológico, Prof. Manuel Reyes e o senhor Orlando Pancorbo da área de Recursos Humanos.
Representando a Prefeitura como testemunha da parceria estavam a advogada e chefe de Gabinete do município de Assis Brasil, Helen Duarte e o auditor Lauro Fontes.
Pelo IFAC participaram do ato o diretor Geral do Câmpus Rio Branco, Márcio Bonfim, os diretores de Ensino e Administração do Câmpus Xapuri, Prof. Paulo Teixeira e Júnior Moreira, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Emerson Gaspar, a diretora de Projetos Especiais de Ensino da Reitoria, Profª Myrna Cunha e as assessoras de Relações Internacionais e Comunicação e Relações Institucionais, Profª Ana Paula Vieira e Silviana Amaral.
O Coral Chico Mendes do Câmpus Xapuri também prestigiou o evento se apresentando para todos.
Educação integrada
Valorizando a situação geográfico do Acre que tem divisas com a Bolívia e o Peru, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre vem planejando políticas educacionais de integração.
Em atendimento a demanda situacional da entrada de milhares de haitianos pelos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia através da Bolívia, o a entidade prepara um curso com foco no aprimoramento da língua portuguesa e de cidadania brasileira.
Agora com o Peru o objetivo é impulsionar a troca de experiências na área de formação profissional e tecnológico começando pelo setor das agrárias. O município de Assis Brasil já ofereceu parceria com a doação de um terreno e um prédio que deverá funcionar como sede do Pólo do IFAC na tríplice fronteira.