A implantação de pólos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre nos 22 municípios do Estado em 2014 foi um dos assuntos tratados na 24ª reunião da Associação dos Municípios do Acre – AMAC realizada na sexta, dia 25, no município de Assis Brasil.
O reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira, falou também aos prefeitos sobre a oferta estimada de 20 mil vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec e a implantação de pólos de Educação a Distância - EAD, resultado das audiências públicas que estão sendo realizadas na elaboração do Plano do Desenvolvimento Institucional – PDI.
Em resposta, vários prefeitos testemunharam sobre a inserção do IFAC. “O Instituto foi até o Jordão e encheu o coração dos nossos jovens de esperança. Não tem outro formato para mudar nossa realidade a não ser pela educação. Agradecemos e esperamos ansiosos pela oferta de ensino superior pelo IFAC em nosso município”, disse Élson Farias, prefeito de Jordão.
“Testemunho o quando o IFAC colabora com Xapuri. O serviço que a instituição vem prestando ao município é imenso. Por isso agradecemos e reforçamos o apoio para sua expansão”, enfatizou Marcinho Miranda, prefeito de Xapuri.
“Já temos o terreno e nos dispomos a batalhar por recursos para instalar uma unidade do IFAC em nosso município, pois acreditamos que só a educação para diminuir a problemática que enfrentamos com a ociosidade dos jovens nessa região de fronteira”, disse o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem.
“Nós cedemos um terreno e um prédio pelo menos por 20 anos para que seja instalada aqui a Escola de Fronteira. Já temos uma mostra do que o IFAC pode fazer com a oferta que faz hoje dos cursos do Pronatec”, contou o anfitrião da reunião, Dr. Betinho, prefeito de Assis Brasil.
Finalizando a participação da reunião da AMAC, o reitor do IFAC reiterou o compromisso da instituição em colaborar com o desenvolvimento do Estado. “E se estamos conseguindo expandir em tão pouco tempo muito devemos a parceria com o governador Tião Viana e as emendas que o deputado federal Sibá Machado tem destinado a Educação Científica e Tecnológica”, falou.