Ação é resultado da parceria com a Green Eletron e garante a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos e pilhas descartados pela população
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal
de Meio Ambiente e da Unidade de Tratamento e Disposição de Resíduos, realizou,
nesta quarta-feira (24), a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e
pilhas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Green Eletron.
A iniciativa representa um marco para o município, por ser a
primeira coleta efetivamente realizada após a formalização da parceria. O
acordo tem como objetivo fortalecer a implantação da logística reversa e
assegurar a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos,
eletrodomésticos, pilhas e outros materiais descartados pela população.
A ação consolida um importante avanço nas políticas públicas
ambientais de Rio Branco, contribuindo para a redução dos impactos provocados
pelo descarte irregular desses resíduos e incentivando práticas sustentáveis
alinhadas aos princípios da economia circular.
A logística reversa possibilita que os materiais retornem ao
setor produtivo para reaproveitamento, reciclagem ou destinação final adequada,
evitando a contaminação do solo, da água e outros danos ao meio ambiente.
O trabalho se soma a outras iniciativas desenvolvidas pelo
Município, como o recolhimento de pneus inservíveis. Por meio desse projeto,
cerca de 800 toneladas de pneus usados são encaminhadas anualmente para o
estado de Mato Grosso, onde recebem a destinação apropriada.
As ações demonstram o compromisso da gestão municipal com a
sustentabilidade e com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos
produtos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Segundo a engenheira ambiental e sanitarista Camila Cardoso,
a primeira coleta concretiza o acordo de cooperação e representa um avanço para
a conscientização da população sobre a importância do descarte correto.
“Esse momento é muito
importante para Rio Branco porque, de fato, concretiza esse acordo de
cooperação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira correta”,
destacou.
Os resíduos eletroeletrônicos e as pilhas podem ser
entregues nos ecopontos disponibilizados pelo Município, incluindo a unidade
localizada no Horto Florestal. Depois de recolhidos, os materiais são separados
e encaminhados para empresas especializadas.
A primeira remessa coletada em Rio Branco será enviada para
Porto Velho, em Rondônia, onde receberá a destinação ambientalmente adequada.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o
compromisso com a preservação ambiental e com a implementação de políticas
públicas que promovam a participação da população e mais responsabilidade no
descarte de resíduos.
.jpeg)
.jpeg)