FINEP RECONHECE WOOD CHAT COMO SEGUNDA MAIS INOVADORA DA REGIÃO NORTE E STARTUP SEGUE PARA A ETAPA NACIONAL DO PROGRAMA MULHERES INOVADORAS 2025


A Wood Lab Ltda., startup acreana que abriga a marca Wood Chat, foi reconhecida pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) como a segunda startup mais inovadora da Região Norte no Programa Mulheres Inovadoras 2025, e agora segue para a fase nacional, representando o Acre e a Amazônia na etapa final.

O programa, em sua edição, selecionou 50 startups lideradas por mulheres para um ciclo de aceleração com mentorias especializadas, culminando na banca final nacional (24 a 28 de novembro de 2025). Na banca, as empreendedoras apresentam pitch de 15 minutos e são avaliadas em mercado e posicionamento, inovação tecnológica e estrutura de equipe.

“Essa conquista é um reconhecimento à força das mulheres que estão inovando a partir da floresta. A Wood Lab nasceu no Acre para transformar a relação do mundo com a Amazônia por meio da tecnologia e chegar à Finep mostra que a inovação amazônica tem voz, propósito e impacto real”, afirma Fernanda Onofre, fundadora e CEO.

A Wood Lab é um ecossistema de inovação florestal com duas frentes:

 

Wood Chat (Violeta): professora digital da floresta no WhatsApp, promovendo educação ambiental e diálogo sobre sustentabilidade;

 

 

Wood Vision: tecnologia web de visão computacional para identificação de espécies de madeira da Amazônia, apoiando rastreabilidade, conformidade legal e reputação corporativa (CIS).

 

 

O destaque acreano na Finep não veio sozinho: Adna Maia, da Cicapet, conquistou o 3º lugar no Norte, colocando duas mulheres do Acre entre as Top 5 da região e evidenciando o fortalecimento do ecossistema local.

Em agosto de 2025, Fernanda Onofre ficou em 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Etapa Acre, na categoria Ciência e Tecnologia. A dupla conquista, Finep e Sebrae Acre, reforça o protagonismo feminino na inovação amazônica e mostra que as mulheres da floresta estão transformando conhecimento em impacto real, levando o Acre ao centro da agenda nacional de ciência, tecnologia e empreendedorismo.

As vencedoras nacionais do Prêmio Mulheres Inovadoras Finep 2025 serão anunciadas em dezembro, com premiação de R$100 mil para as primeiras colocadas de cada região e R$52 mil para as demais finalistas.

Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem