Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 estão abertas


A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Com o objetivo de incentivar o uso consciente da energia elétrica e ampliar o debate sobre sustentabilidade e os impactos do consumo de recursos naturais, a ONEE chega a mais uma edição reunindo 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do país. A proposta da edição de 2025 é liderada pela RGE, distribuidora do grupo CPFL Energia. O Grupo Energisa está participando juntamente com suas 9 distribuidoras. Para Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da companhia, a iniciativa reforça o papel da empresa na construção de um futuro mais sustentável:
“A Energisa tem investido em projetos de eficiência energética, direcionados a todos os públicos, visando estimular o uso consciente da energia elétrica, da água, bem como de outros recursos naturais, nas comunidades onde estamos presentes. E, graças ao sucesso da ONEE, a cada edição estamos ampliando essa conscientização ao contar com os estudantes e professores de todo o país na disseminação de conhecimento e de práticas sustentáveis”, afirma.
O que vem por aí?
Além de conteúdos educativos, a ONEE promove uma jornada de aprendizado com professores e alunos. A programação inclui formação docente, desafios interativos em formato de games e provas objetivas. O encerramento da olimpíada será com uma cerimônia nacional de premiação em 6 de novembro, em Brasília (DF), reunindo os melhores colocados de cada estado.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º de agosto a 30 de setembro pelo site oficial: www.onee.org.br. Alunos e professores inscritos terão acesso a materiais formativos e os destaques serão premiados com medalhas e notebooks.
Etapas da competição
Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
Formação de professores: agosto e setembro
Desafios e provas: outubro
Resultado: outubro
Premiação nacional: 6 de novembro
Na primeira fase, os estudantes encaram desafios gamificados e aprendem, de forma divertida, conceitos importantes sobre eficiência energética. Já a segunda etapa é composta por uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da olimpíada.
Premiação
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, os melhores alunos de cada estado receberão notebooks. E tem mais: quem se destacar em 2025 já garante vaga direta na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a olimpíada representa mais do que uma competição:
“É uma iniciativa que vai muito além da conscientização. É uma ação educativa que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro.”
O presidente da Abradee, Marcos Madureira, completa:
“A ONEE se tornou uma das maiores ações voltadas para a eficiência energética no país. Um projeto que extrapola o ambiente escolar, incluindo também as famílias e as comunidades desses jovens e professores, unindo todos a esse propósito ambicioso de conscientização para uso dos recursos naturais e da energia elétrica.”

Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem